Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Marcopolo conquista três prêmios na pesquisa “Marcas de Quem Decide 2023”
5 de abril de 2023
Empresa é líder como Fabricante de Ônibus, na lembrança e na preferência, e destaque nas categorias Grande Marca Gaúcha do Ano e Marca Gaúcha Inovadora
A Marcopolo é uma das empresas destaque na preferência e lembrança dos gestores de empresas e altos executivos do estado do Rio Grande do Sul, na 25ª edição da Pesquisa Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio. A empresa é a marca líder no mercado gaúcho como Fábrica de Ônibus e destaque nas categorias Marca Gaúcha Inovadora e Grande Marca Gaúcha do Ano.
A empresa está em primeiro lugar como “Fábrica de Ônibus” e em quarto lugar como marca mais lembrada e preferida na categoria “Marca Gaúcha Inovadora”, em sexto entre as marcas mais lembradas e preferidas na categoria especial “Grande Marca Gaúcha do Ano”.
“A estratégia adotada pela Marcopolo ao longo dos últimos anos coloca a companhia em um patamar único como empresas focada em oferecer soluções sustentáveis de mobilidade, com base na inovação, tecnologia de ponta e no aprimoramento do seu capital humano. Essa conquista comprova a forte imagem que a companhia vem construindo no Brasil e no exterior”, comenta André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.
A Marcopolo encerrou 2022 com resultado recorde e crescimento de 54,8% em sua receita liquida consolidada, que atingiu R$ 5,4 bilhões, reflexo da ampliação da produção, do mix de produtos e da reestruturação da estratégia de negócios. A receita das vendas para o mercado interno foi de R$ 3,1 bilhões, 58,7% da receita líquida total, contra 51% em 2021. Nas exportações, somadas aos negócios no exterior, a receita líquida total foi de R$ 2,2 bilhões em 2022, o que equivale a 41,3% do total, contra 49% no ano anterior.
A venda de ônibus e carrocerias da marca direcionada ao mercado interno cresceu 39,0% em relação a 2021, com elevação em todos os segmentos, com destaque para os ônibus rodoviários da Geração 8, utilizados para turismo e linhas rodoviárias de longa distância e lançados no segundo semestre de 2021, que alcançaram grande sucesso de vendas.
Em sua 25ª edição, a pesquisa entrevistou por telefone, entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021, 262 empresários e executivos de todos os municípios gaúchos, com participação igual ou superior a 0,5% do PIB nas sete regiões do Estado do Rio Grande do Sul.
A pesquisa Marcas de Quem Decide 2023 foi fornecida pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, utilizando a técnica quantitativa probabilística estratificada. Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores e categorias, foram entrevistados 400 empresários e executivos de 47 cidades com participação igual ou superior a 0,5% do PIB gaúcho. As entrevistas foram feitas por telefone, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023.