Histórico
Departamento de Implemento Rodoviário
A indústria de implementos rodoviários, como fabricante de produtos que completam o chassis de caminhão, dando-lhe função, tem participação decisiva nos transportes.
A versatilidade desse setor industrial permite que se tenha todas as variedades de equipamentos, tanto sob o aspecto dimensões, como especificações das mais sofisticadas, qualidade, durabilidade, etc.
Está essa indústria apta a produzir semi-reboques, reboques, caçambas basculantes, coletores de lixo, carrocerias de madeira sobre chassis, eixos auxiliares, 5a. roda, trailers, rebocados leves, passando por furgões e tanques, (que variam da maior simplicidade à maior sofisticação), chegando aos equipamentos intermodais, containers, etc.
O setor fabricante de Implementos Rodoviários é inteiramente nacional e não depende de importações. Nele, registra-se elevado índice de tecnologia própria e utilização de praticamente 100% de matérias-primas e componentes nacionais. Tendo surgido no início dos anos 50, cresceu obedecendo aos desafios de um sistema que sobre ele concentrou em certas ocasiões, cerca de 80% do volume de cargas transportadas em todo o Brasil, continuando responsável por cerca de 65% na atualidade.
Incorporando gradativamente recursos de nossa engenharia, os produtos brasileiros tomaram forma e personalidade, compatível com nossas situações logística e econômica: logística, em conseqüência de nossa malha viária de então, que carecia de produtos à prova de estradas vicinais, rodovias não pavimentadas e onde um mesmo modelo de equipamento teria de atender, circunstancialmente, à todas exigências da demanda, onde quer que estivesse.
Econômica, visto que para a economia da época era mais viável a produção de caminhões tratores de eixo traseiro simples, pois conhecia-se somente semi-reboques de dois eixos. Naturalmente que mais um eixo se fazia necessário para melhor aproveitamento da capacidade dos caminhões, vindo a criatividade dessa indústria resolver a questão, criando o chamado sistema brasileiro, ao incorporar em eixo adicional ao semi-reboque.
Esse esforço e essa criatividade, além de solucionarem os problemas internos, passaram a dar contribuição inestimável à balança de pagamentos, com suas crescentes exportações de produtos, como dissemos, praticamente 100% nacionais, tanto em matérias-primas como em mão-de-obra e tecnologia.
A indústria fabrica ainda toda sorte de componentes: rodas, eixos, truques e seus componentes para vagões de carga, truques para carros de todos os tipos, engates automáticos para carros de passageiros, aparelhos de choque e tração, rolamentos, estampados, moldados, sistemas de freios, mecanismos para acionamento de portas, ajustadores automáticos de folga, motores de tração, geradores, equipamentos elétricos para os sistemas de propulsão, controle e auxiliares para veículos ferroviário, além de equipamentos estacionários como sinalização, subestações alimentadoras, telecomando e telemedição, aparelhos para mudança de via, equipamentos e apetrechos para a via permanente.