• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE assume cadeira no Conselho Setorial Automotivo do Senai

7 de agosto de 2024


Massimo Giavina, 1º vice-presidente do SIMEFRE recebeu da instituição a função de Conselheiro consultivo Setorial de Automotivo e Equipamentos de Transporte

Tecnologia e inovação são dois dos pilares que sustentam a indústria mundial desde seu início. Esses importantes tópicos são frequentemente observados pelas instituições Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria), que são referências nacionais e internacionais de modelo e qualidade de ensino técnico e formação profissional.

Reafirmando sua credibilidade no setor industrial, o Senai nomeou o empresário e 1º vice-presidente do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Massimo Giavina, para o cargo de Conselheiro Consultivo Setorial de Automotivo e Equipamentos de Transporte.

O papel de conselheiro do Senai envolve identificar e comunicar as necessidades de formação profissional, sugerir medidas adequadas ao seu equacionamento e solução, informar necessidades setoriais de extensionismo tecnológico, pesquisa, desenvolvimento e inovação bem como sinalizar rotas tecnológicas relevantes para o incremento da competitividade das indústrias.

“Eu me sinto realmente muito gratificado de ser nomeado para esse novo conselho que foi criado para o desenvolvimento da indústria brasileira, da tecnologia, da inovação e do enriquecimento da indústria. Isso me deixa muito orgulhoso”, afirma Giavina.

O 1º vice-presidente do SIMEFRE disse ainda que está solícito para receber sugestões de todos os associados ao Sindicato e demais conselheiros para enriquecimento de sua atuação.

José Antonio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE, fez considerações ao colega de sindicato e declarou: “todos que acompanham a trajetória de Giavina sabem de sua competência de educação para o desenvolvimento do ensino, da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação, principalmente para o setor industrial”.

Diante das novas atribuições de conselheiro, Giavina fez algumas observações sobre a atuação do Senai como expoente da tecnologia, da profissionalização e da educação no país. “É fundamental para a nossa juventude o que o Senai tem feito, que é dar a possibilidade de fazer o ensino médio no SESI, associado com um curso de profissionalização no SENAI. Isso significa que não só a base da educação está sendo dada ao jovem, mas também a base profissional, o que permite dar continuidade aos seus estudos para fazer universidade naquilo que ele preferir.”

Ele destacou ainda a falta de profissionais técnicos no Brasil, e que essa carência atinge diretamente a indústria nacional. “Para solucionar isso, as escolas Senai preparam seus alunos de maneira prática atenderem às demandas do mercado”, conclui.