• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Expansão das ferrovias é tema de workshop

10 de novembro de 2016


Workshop realizado no dia 28 de julho discutiu a modelagem de projetos para a expansão das ferrovias e elevação de sua participação na matriz de transporte de carga e de passageiros.
O evento contou com grande participação do SIMEFRE e de empresas associadas.
Dando início aos trabalhos, Alexandre Porto, superintendente de ferrovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mostrou-se otimista em relação ao Programa de Parceria de Investimentos (PPI), instituído pela MP 727. Ele diz que a definição da governança facilita o processo  decisório e a discussão com os órgãos de controle.
O diretor de Relações Institucionais da MRS Logística, Gustavo Bambini, acredita que a boa estrutura política criada para o setor ferroviário não se via há muito tempo. Bambini defende a construção do Ferroanel, e explica que há a opção de escolher pontos prioritários para garantir o escoamento e um sistema logístico mais eficiente, com o aproveitamento de muitos trechos já existentes na concepção do Ferroanel.
Silvana Alcântara, da VLI, afirmou que a empresa não tirou o pé do acelerador, e que deverá encerrar em 2017 investimentos de R$ 9 bilhões. Guilherme Quintella, da EDLP, falou sobre a Contrail Logística, projeto iniciado junto com a MRS, e sobre os trens intercidades, para transporte na macrometrópole de São Paulo.
Segundo ele, os dois projetos usam a mesma malha, e há a previsão de expansão futura. A Linha Norte-Sul, de Americana a Santos, compartilhará a malha com outras concessionárias. A Oeste-Leste ligará Sorocaba a Taubaté. Ao todo serão 487 km de linhas.
Julio Fontana, da  Rumo, explicou que expansão da malha não é algo simples pelos contratos atuais. A meta da empresa é dobrar a capacidade das ferrovias para escoar a produção do Estado de São Paulo e os contêineres frigorificados do Centro-Oeste, além de transportar combustíveis para a região.