Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Vale e Progress Rail criam locomotiva 100% elétrica
1 de outubro de 2020
A primeira locomotiva 100% elétrica da mineração brasileira, desenvolvida pela Vale em parceria com a Progress Rail, do Grupo Caterpillar, já entrou em fase de testes complementares no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Tubarão (ES).
A locomotiva foi construída na planta industrial da Progress Rail, em Sete Lagoas (MG), consumiu 11 meses de trabalho e contou com a participação ativa de engenheiros da Vale. Batizada de EMD Joule, a máquina faz parte do programa PowerShift, criado pela Vale para equipar integralmente com fontes limpas a sua matriz energética. A intenção da companhia é reduzir em 33% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e se tornar neutra em carbono até 2050.
As emissões das ferrovias representam hoje cerca de 10% do total de emissões da Vale, considerando as emissões diretas e as indiretas, relativas à geração de energia elétrica comprada pela empresa.
“Esse equipamento representa um marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale e está alinhado com o novo pacto que estabelecemos com a sociedade”, afirma Gustavo Bastos, gerente-executivo do Centro de Excelência, Tecnologia e Inovação de Ferrosos da empresa.
De acordo com Bastos, a locomotiva será utilizada pela Vale em serviços de pátio. Se a tecnologia se mostrar viável, os equipamentos elétricos também serão utilizados em outras operações ferroviárias da companhia.
A EMD Joule é movida por baterias inteligentes de íon-lítio de última geração, com capacidade de armazenamento de 1,9 MWh expansível até 2,4 MWh. Dotada de partida instantânea, a locomotiva pode operar até 24 horas sem necessidade de parar para recarregar.
Devido ao seu sistema de propulsão, a locomotiva também proporciona baixa emissão de ruídos, o que minimizará os impactos nas comunidades que moram no entorno das operações da empresa.
Segundo Marty Haycraft, presidente e CEO da Progress Rail, o equipamento estará disponível globalmente já no início de 2021. “O nosso foco é apoiar a nossa base de clientes com produtos e serviços inovadores, para ajudá-los a cumprir tanto seus objetivos operacionais como ambientais”, diz.