Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
SIMEFRE solicita prorrogação do prazo da consulta pública dos estudos técnicos e econômicos sobre o BRT
13 de abril de 2021
O SIMEFRE enviou um requerimento ao Governo do Estado do Mato Grosso, pedindo mais tempo de disponibilidade da consulta pública dos estudos das modelagens técnica e econômica, que subsidiaram a escolha do Governador Mauro Mendes pelo BRT (Bus Rapid Transit), movido a eletricidade, para substituir o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – Cuiabá e Várzea Grande, no estado.
O SIMEFRE entende que a delicadeza do tema e sua interferência na vida de toda a população de Cuiabá e Várzea Grande demanda cautela nessa definição. O prazo, que termina no dia 16 de abril, é absolutamente insuficiente e incompatível com a realidade das obras.
Em fevereiro, a entidade protocolou junto ao governo de Mato Grosso, pedido formal de informações sobre os elementos que guiaram a decisão do Executivo pela troca do modal, e pedia o acesso aos estudos contratados pelo Estado, que só vieram a público em 31 de março.
No dia 8 de março, uma comissão formada por Jean Pejo, ex-Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério de Desenvolvimento Regional; o presidente do Movimento Pró-VLT, Vicente Vuolo; Silvia Cristina Silva, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e representantes da Caixa Econômica Federal, fez uma visita ao CCO do VLT em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, e defendeu a retomada da obra.
No fim de 2020, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que iria substituir as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a instalação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) movido a eletricidade.