• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE prestigia workshop de mobilidade

10 de novembro de 2016


O presidente do SIMEFRE, José Antonio Fernandes Martins, o diretor Executivo Francisco Petrini e o assessor Paschoal De Mário participaram do workshop Desafios da Mobilidade Urbana, promovido pelo Departamento de Infraestrutura da Fiesp (Deinfra), no último dia 20 de setembro.
Na abertura do evento, o diretor da Escola Senai Italo Bologna, de Itu, Helvécio Siqueira, apresentou o Semáfaro Inteligente para Deficientes Visuais. Acionado via aplicativo de celular, o sistema permite ao usuário enviar sinal para o semáforo, que responde com um aviso de que pode ser feita a travessia. Quando o usuário chega ao outro lado, o aplicativo libera o semáfaro.
O evento, que foi moderado pelo diretor do Deinfra, José Ricardo Marar, abordou vários aspectos da mobilidade. A diretora de Planejamento de Transporte da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza falou sobre a questão do transporte público na cidade de São Paulo. Ela informou que São Paulo tem hoje 400 quilômetros de ciclovias implantadas. No transporte coletivo são 17 mil quilômetros de vias, 79 quilômetros de metro, 130 de viário de trens e 4500 quilômetros de cobertura na cidade, pelo sistema de ônibus. Ela falou sobre inovações e projetos para melhorar a circulação dos passageiros.
O presidente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli ressaltou que o desafio hoje é fazer as cidades brasileiras andarem melhor. É fazer uma nova divisão modal que não pode ser a que está aí. Ele comentou sobre estudo feito pela Associação que analisa cerca de 500 cidades.
Também foram abordados no evento a eficiência do planejamento e execução de projetos de mobilidade urbana e seus benefícios sociais, a expansão da malha metroferroviária, dentre outros. Segundo o moderador José Ricardo, o objetivo do evento é justamente abordar como a modernização e a integração do sistema de transporte de pessoas,a melhor gestão do trânsito e a ampliação do uso e o desenvolvimento de novas tecnologias podem contribuir para um deslocamento eficaz, confortável, seguro e sustentável.