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SIMEFRE participa de Webinar do Instituto de Engenharia
9 de setembro de 2020
O tema da Webinar foi Sistemas Preditivos de Manutenção Metroferroviários
O SIMEFRE prestigiou o Webinar Sistemas Preditivos de Manutenção Metroferroviários- Engenheirando Segurança e Inteligência de Forma Inovativa, promovido pelo Instituto de Engenharia no dia 28 de agosto.
Ricardo Kenzo, membro da diretoria do Instituto de Engenharia, abriu agradecendo a presença de todos e fez uma breve apresentação dos palestrantes. O primeiro a falar foi Thomaz Aquino, Diretor de Negócios da Divisão de Transportes para América Latina em Soluções de Sinalização e Comunicação Metroferroviárias, da Thales e também diretor do SIMEFRE, apresentou uma ferramenta aplicada em vários gestores de infraestrutura. Para isso foi feita uma pesquisa para saber o que poderia ser melhorado na manutenção, identificando pendências que possam justificar as decisões tomadas. “Em uma empresa que administra os metrôs de Dubai, percebemos que 50% das intervenções no setor metroferroviário aconteciam entre circuitos de via e máquinas de chave, ou seja, eles representavam quase metade dos problemas. Analisamos quais elementos poderiam nos dar para monitorar e realizar a manutenção preventiva, que em muitos casos não é feita, somente a corretiva”, explicou.
Aquino explica que com base nestas informações é possível atuar preventivamente. “Temos a experiência de qual a probabilidade de falha e em quanto tempo isso ocorrerá, assim podemos compartilhar os dados com todos os gestores de infraestrutura com os clientes que tenham o mesmo modelo daquela máquina de chave, por exemplo”, completou Aquino.
A engenheira de vendas da Siemens, Cláudia Inafuko, apresentou o caminho para chegar à manutenção preventiva e a contextualização das estratégias de manutenção. “Existe um termo recente, que veio junto com o big data, que é a dataficação, que seria a utilização desses dados nos processos de tomada de decisão, que dentro da manutenção preventiva é uma abordagem a ser adotada para melhorar e diminuir a manutenção corretiva”, explicou.
A manutenção preventiva está baseada no aprendizado de maquina que pode ser separado em dois tipos: supervisionado, definindo para o equipamento o comportamento esperado para a detecção de falhas e o não supervisionado, agrupamento de dados que são interpretados, porém apenas de entrada.
Ao final da Webinar, o moderador Ivan Whately conduziu as perguntas destinadas aos palestrantes.