• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE participa de plenária da CSER

10 de novembro de 2016


O  SIMEFRE participou, no último dia 6 de outubro da 5ª reunião Plenária de Executivos, promovida pela Central de Serviços (Cser), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A abertura foi feita pelo diretor Titular da CSer, Paulo Schoueri que falou sobre a participação dos parceiros e aproveitou para alertar os Executivos sobre a importância de responder ao NAL (Núcleo de Acompanhamento Legislativo), principalmente em relação à consulta da PL 6148 que extingue a Contribuição Sindical.
O primeiro painel foi coordenado por Cassio Vecchiatti do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Ele apresentou o trabalho do Comitê e explicou como os Sindicatos podem interagir com o Comitê e divulgá-lo para suas empresas. Para exemplificar como funciona a internet das coisas, Vecchiatti exibiu dos vídeos.
O acompanhamento dos projetos pelo NAL foi o tema do segundo painel, comandado por Alessandra Motta. Segundo ela, o processo de impeachment acabou atrasando o andamento dos processos, mas o que aconteceu de mais significativo foi a publicação de cinco portarias que alteraram as NR 9,12,34 e 35.
Rapidamente o presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Guilherme Costa, explicou o trabalho da entidade e falou sobre a necessidade de trazer o trabalho para São Paulo. Ele colocou-se à disposição para apresentar aos Sindicatos temas de interesse.
O diretor do Departamento de Segurança (Deseg), Ricardo Lerner apresentou o trabalho do Departamento e dos Grupos de Trabalho e alguns dados sobre o estudo Observatório de Mercados Ilícitos, lembrando que são responsáveis por perda de renda, empregos, impostos e competitividade.
A gerente do Departamento de Meio Ambiente, Anícia Pio falou sobre o processo do Licenciamento Ambiental em âmbito Federal. Segundo ela com a entrada do ministro Sarney Filho, a situação ficou ainda mais difícil. A Fiesp quer que o PL volte para o formato original, pois segundo o DMA não há como apoiar o PL da maneira que está.
A substituição Tributária foi tema do Departamento Jurídico. O diretor Elcio Honda falou sobre as pesquisas de NCMs destacando o objetivo da Fiesp de reduzir o número de pesquisas e aumentar os prazo para realização destas. A proposta é simplificar as pesquisas e reduzir custos.
A gerente do Departamento Sindical, Daniela Azevedo de Souza atualizou os assuntos em tramitação no Departamento e fez um panorama das Negociações Coletivas, ressaltando que no caso do Sindicato dos Metalúrgicos, a pauta apresenta reivindicações políticas, que dificultam as negociações.
Ao final da Plenária os executivos se reuniram no 16º andar para o Happy Hour promovido pela CSer em parceria com o Sincs (Sindicato Nacional da Indústria de Café Solúvel).