• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE entende que o IQF é o Instituto garantidor da Qualidade da Indústria Ferroviária brasileira

6 de fevereiro de 2024


O IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária – foi lançado em 15 de junho de 2023, durante o ‘Fórum Ferrovias em Foco’ realizado em São Paulo, numa união de compromissos e competências envolvendo a Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; Alaf – Associação Latino-Americana de Ferrovias/Brasil; IPT – instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; e SIMEFRE– Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.

No dia 01 de março de 2024 irá realizar-se o ‘1° Encontro IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária’, na sede da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – na avenida Paulista, 1313 – Salão Nobre – 15° andar, São Paulo, capital.

Nesse encontro será oficializada a instituição IQF e, também, será realizado o ‘Seminário Técnico Qualidade e Inovação no Transporte Metroferroviário’. Serão apresentados e discutidos temas como o case de sucesso do Instituto da Qualidade Automotiva, espelho na criação do IQF, selo de qualidade para produtos e serviços e projetos técnicos com foco na qualidade metroferroviária, entre outros.

Segundo o vice-presidente do SIMEFRE, Massimo Giavina, a criação do IQF trará maior qualificação para a indústria ferroviária brasileira, sendo esse fator um atrativo para investimentos do governo ao setor. Com a nova política industrial, que prevê um investimento de R$ 300 bilhões de reais até 2026 na indústria nacional, ao elevar o nível de qualidade do segmento ferroviário, o capital voltado à mobilidade urbana e a outros segmentos da infraestrutura chegariam às ferrovias.

“Esses recursos serão investidos em empresas brasileiras a fim de alavancar o crescimento do setor industrial. Entretanto, para ser parte dessa nova fase lançada pelo governo federal, é necessário colocar a qualidade como um peso fundamental para a alocação dessas aplicações, visto que a nova lei de licitação nº 14133, em seu artigo 42, mostra que para participar de uma concorrência, é preciso apresentar um certificado de qualificação” explica Giavina.

Assim sendo, o Instituto de Qualidade Ferroviária nasce como uma organização sem fins lucrativos que se baseia nos resultados de testes de laboratórios especializados para atestar a qualificação dos produtos de sua indústria. “Isso é muito importante não apenas do ponto de vista de atração de recursos, mas também do aumento de competitividade, pois as peças do segmento terão sua qualidade assegurada”, conclui o vice-presidente do SIMEFRE.

O vice-presidente da República, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e patrono do IQF, Geraldo Alckmin, sentindo-se honrado com sua designação ao patronato do órgão setorial, enviou mensagem à organização do encontro. “É muito satisfatório para nós, que nos dedicamos à vida pública, constatar que nosso esforço em São Paulo em prol do desenvolvimento da malha metroferroviária foi bem-recebido pelo setor. Reconhecimentos como esse nos estimulam a lutar pelo contínuo aperfeiçoamento da infraestrutura do nosso país, aspecto indispensável para o desenvolvimento brasileiro.”

Acesse a seguir o link da home page do evento contendo programação completa, relação dos participantes e espaço para inscrição gratuita:

https://ameenatech.pythonanywhere.com/iqf_event/index

Informações à Imprensa
AZM Comunicações
Ana Azevedo
(11) 9171-5090
azm@azmcom.com.br