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Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE destaca pontos importantes para propostas sobre mobilidade urbana para candidatos à prefeitura de São Paulo

11 de setembro de 2024


As eleições Municipais estão chegando e o SIMEFRE, como entidade representativa dos setores ferroviário e rodoviário, não poderia deixar de exercer seu papel e apresentar aos candidatos os pleitos do setor. Desta forma, a diretoria da Entidade preparou algumas sugestões de ações, que se levadas à frente, certamente contribuirão muito para melhorar as condições de mobilidade para a população, além de exercer efeito imediato na melhora das condições socioeconômicas da maior cidade do país.

Sugestões detalhadas para os candidatos à prefeitura de São Paulo:

  1. Implantação de Sistemas de Transporte de Média Capacidade:

– Descrição: Desenvolver e implementar sistemas de transporte de média capacidade, como BRT (Bus Rapid Transit) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), para substituir os corredores de ônibus atualmente saturados.

– Justificativa: Esses sistemas são mais eficientes, têm maior capacidade de transporte e podem reduzir significativamente o tempo de deslocamento dos cidadãos.

– Benefícios: Redução da superlotação, melhoria na qualidade do serviço de transporte público e diminuição da emissão de poluentes.

 

  1. Expansão de Corredores de Transporte de Média Capacidade em Regiões Não Atendidas:

– Descrição: Identificar e desenvolver corredores de transporte de média capacidade em áreas da cidade que atualmente não são bem atendidas pelo transporte público.

– Justificativa: A expansão para novas regiões pode melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana, além de promover o desenvolvimento econômico e social dessas áreas.

– Benefícios: Inclusão social, redução do tempo de deslocamento e incentivo ao uso do transporte público.

 

  1. Substituição de Corredores de Ônibus Saturados por VLT (Veículo Leve sobre Trilhos):

– Descrição: Realizar a substituição gradual dos corredores de ônibus saturados por linhas de VLT, que são mais eficientes e têm maior capacidade de transporte.

– Justificativa: O VLT é uma solução moderna e sustentável, que pode melhorar a fluidez do trânsito e oferecer um serviço de transporte mais confortável e confiável.

– Benefícios: Redução da poluição, melhoria na qualidade do transporte público e revitalização urbana.

 

  1. Integração do Centro de São Paulo:

– Descrição: Desenvolver um plano de integração urbana para o centro de São Paulo, conectando diferentes modais de transporte (metrô, ônibus, VLT, ciclovias) e promovendo a revitalização da área.

– Justificativa: A integração dos modais pode facilitar o deslocamento dos cidadãos, reduzir o tempo de viagem e promover o desenvolvimento econômico e social do centro da cidade.

– Benefícios: Melhoria na mobilidade urbana, revitalização do centro histórico e incentivo ao turismo e ao comércio local.

 

  1. Ampliação das Faixas Azuis para Motocicletas:

– Descrição: Expandir as faixas exclusivas para motocicletas (faixas azuis) em vias de grande circulação, garantindo maior segurança e fluidez no trânsito.

– Justificativa: As faixas exclusivas podem reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas e melhorar a fluidez do trânsito.

– Benefícios: Aumento da segurança viária, redução de acidentes e melhoria na mobilidade urbana.

 

  1. Ampliação das Ciclovias com Programa de Reeducação dos Usuários:

– Descrição: Expandir a rede de ciclovias na cidade, acompanhada de um programa de reeducação para ciclistas e motoristas sobre o uso seguro das vias.

– Justificativa: A ampliação das ciclovias incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e saudável, enquanto a reeducação promove a convivência harmoniosa entre ciclistas e motoristas.

– Benefícios: Redução da poluição, promoção da saúde pública e melhoria na segurança viária.

 

  1. Reconstrução dos Passeios Públicos (Calçadas) da Cidade:

– Descrição: Implementar um programa de reconstrução e manutenção das calçadas da cidade, garantindo acessibilidade e segurança para todos os pedestres.

– Justificativa: Calçadas bem conservadas são essenciais para a mobilidade urbana, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças.

– Benefícios: Aumento da segurança dos pedestres, promoção da acessibilidade universal e melhoria na qualidade de vida urbana.