Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
SIMEFRE destaca pontos importantes para propostas sobre mobilidade urbana para candidatos à prefeitura de São Paulo
11 de setembro de 2024
As eleições Municipais estão chegando e o SIMEFRE, como entidade representativa dos setores ferroviário e rodoviário, não poderia deixar de exercer seu papel e apresentar aos candidatos os pleitos do setor. Desta forma, a diretoria da Entidade preparou algumas sugestões de ações, que se levadas à frente, certamente contribuirão muito para melhorar as condições de mobilidade para a população, além de exercer efeito imediato na melhora das condições socioeconômicas da maior cidade do país.
Sugestões detalhadas para os candidatos à prefeitura de São Paulo:
- Implantação de Sistemas de Transporte de Média Capacidade:
– Descrição: Desenvolver e implementar sistemas de transporte de média capacidade, como BRT (Bus Rapid Transit) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), para substituir os corredores de ônibus atualmente saturados.
– Justificativa: Esses sistemas são mais eficientes, têm maior capacidade de transporte e podem reduzir significativamente o tempo de deslocamento dos cidadãos.
– Benefícios: Redução da superlotação, melhoria na qualidade do serviço de transporte público e diminuição da emissão de poluentes.
- Expansão de Corredores de Transporte de Média Capacidade em Regiões Não Atendidas:
– Descrição: Identificar e desenvolver corredores de transporte de média capacidade em áreas da cidade que atualmente não são bem atendidas pelo transporte público.
– Justificativa: A expansão para novas regiões pode melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana, além de promover o desenvolvimento econômico e social dessas áreas.
– Benefícios: Inclusão social, redução do tempo de deslocamento e incentivo ao uso do transporte público.
- Substituição de Corredores de Ônibus Saturados por VLT (Veículo Leve sobre Trilhos):
– Descrição: Realizar a substituição gradual dos corredores de ônibus saturados por linhas de VLT, que são mais eficientes e têm maior capacidade de transporte.
– Justificativa: O VLT é uma solução moderna e sustentável, que pode melhorar a fluidez do trânsito e oferecer um serviço de transporte mais confortável e confiável.
– Benefícios: Redução da poluição, melhoria na qualidade do transporte público e revitalização urbana.
- Integração do Centro de São Paulo:
– Descrição: Desenvolver um plano de integração urbana para o centro de São Paulo, conectando diferentes modais de transporte (metrô, ônibus, VLT, ciclovias) e promovendo a revitalização da área.
– Justificativa: A integração dos modais pode facilitar o deslocamento dos cidadãos, reduzir o tempo de viagem e promover o desenvolvimento econômico e social do centro da cidade.
– Benefícios: Melhoria na mobilidade urbana, revitalização do centro histórico e incentivo ao turismo e ao comércio local.
- Ampliação das Faixas Azuis para Motocicletas:
– Descrição: Expandir as faixas exclusivas para motocicletas (faixas azuis) em vias de grande circulação, garantindo maior segurança e fluidez no trânsito.
– Justificativa: As faixas exclusivas podem reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas e melhorar a fluidez do trânsito.
– Benefícios: Aumento da segurança viária, redução de acidentes e melhoria na mobilidade urbana.
- Ampliação das Ciclovias com Programa de Reeducação dos Usuários:
– Descrição: Expandir a rede de ciclovias na cidade, acompanhada de um programa de reeducação para ciclistas e motoristas sobre o uso seguro das vias.
– Justificativa: A ampliação das ciclovias incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e saudável, enquanto a reeducação promove a convivência harmoniosa entre ciclistas e motoristas.
– Benefícios: Redução da poluição, promoção da saúde pública e melhoria na segurança viária.
- Reconstrução dos Passeios Públicos (Calçadas) da Cidade:
– Descrição: Implementar um programa de reconstrução e manutenção das calçadas da cidade, garantindo acessibilidade e segurança para todos os pedestres.
– Justificativa: Calçadas bem conservadas são essenciais para a mobilidade urbana, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças.
– Benefícios: Aumento da segurança dos pedestres, promoção da acessibilidade universal e melhoria na qualidade de vida urbana.