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Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Setor de Implementos espera zerar perdas

14 de dezembro de 2020


O SIMEFRE realiza hoje (14/12) o Encontro Anual da Entidade, no qual apresenta um balanço dos setores representados pelo Sindicato.
Confira como foi o ano de 2020 no setor de implementos e quais expectativas para 2021.
Terminar 2020 com perda zero. Essa é a expectativa do setor de implementos rodoviários, segundo o vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Alcides Braga. Ele diz que a pandemia atrasou a retomada dos negócios no setor produtor após a crise 2014-2018, mas ao longo do ano a situação foi mudando.

O mercado espera chegar a 120 mil produtos. De janeiro a novembro os emplacamentos totalizaram 109 mil unidades. Em 11 meses o segmento de Reboques e Semirreboques entregou ao mercado 60 mil produtos, registrando aumento de 2,64%. Já o de Carroceria sobre Chassis comercializou 49 mil unidades, o que representa uma retração de 6,7%.

O vice-presidente do SIMEFRE comenta que as exportações foram bastante afetadas. “Os importadores foram afetados e o programa de incentivo à exportação, desenvolvido com a Apex-Brasil foi paralisado.”

No geral, acredita-se que o setor tenha conseguido equilibrar o faturamento. Como o setor já havia se ajustado, por força da crise anterior, as empresas operaram de forma mais ajustada e eficiente durante a pandemia. “A retomada gradual dos negócios representou a abertura de 500 postos de trabalho, totalizando 45.500 pessoas empregadas pelo setor fabricante de implementos rodoviários”, ressalta.

A recessão atual não é um choque desencadeado por grandes desequilíbrios. Além disso, “o apoio de políticas monetária e orçamentária foram e continuarão sendo decisivos para impulsionar a recuperação. Por isso a expectativa da para 2021 é a retomada do crescimento”, finaliza.
[12:12, 14/12/2020] Stefani AZM: Retração no setor de ônibus supera 20%
O SIMEFRE realiza hoje (14/12) o Encontro Anual da Entidade, no qual apresenta um balanço dos setores representados pelo Sindicato.
Confira como foi o ano de 2020 no setor de ônibus e quais expectativas para 2021.
O ano não foi fácil para o mercado de carrocerias de ônibus. No acumulado de janeiro a novembro, o setor registrou retração de 26,1% no mercado interno. A produção em 2019 foi de 16.683 unidades, contra 12.333 este ano. No mercado externo a retração foi ainda maior, 29,5%. De 3.931 unidades produzidas no ano passado para 2.772 este ano.

Segundo o diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Ruben Bisi, quando consolidamos os números dos mercados interno e externo a retração chega a 26,7%. “No ano passado, até novembro, tivemos 20.603 unidades, este ano 15.105. Estamos prevendo um mês de dezembro com produção baixa em função da falta de materiais, então estamos estimando um total de 16.500 unidades em 2020, uma retração de 25%.”

Bisi lembra que com o distanciamento social, muitas pessoas deixaram de andar de ônibus, mas sem dúvida o setor mais impactado foi o de Turismo, cujo mix foi completamente diferente. “Praticamente não se vendeu rodoviários esse ano. Se vendeu microonibus, muito mais pelo caminho da escola do programa do Ministério da Educação, chamado FNDE. Os pedidos do “Caminho da Escola” representaram praticamente 3.300 unidades.”

Quando olhamos para o futuro, duas grandes questões aparecem. Primeiro é a debilidade financeira das empresas que tiveram de demitir funcionários, tirar dinheiro do caixa, não tiveram receita e têm prestações para pagar. “O governo deu um certo alívio por um período, mas voltou a cobrar as prestações em outubro”, comenta.

O segundo problema é a restrição de novos créditos. “Os bancos, ao analisar nosso setor, avaliam com uma certa incerteza para honrar novos compromissos, em função da continuidade da pandemia e restrições de prestação do serviço. Então conseguir financiamentos tornou-se um grande desafio, só empresas muito capitalizadas estão conseguindo ter acesso ao crédito”, completa Bisi.

Para piorar a situação, com a pandemia houve falta de insumos, um aumento “brutal” no preço do aço, alumínio, cobre, ABS, resinas, plásticos em geral, o que leva ao aumento dos preços dos chassis e dos ônibus. “Nós temos aí uma inflação de materiais e a falta de produtos, que chegou a parar algumas linhas de produção. Estamos em uma tempestade perfeita: nosso cliente com baixa capacidade de investimento, tendo que suportar aumento de preços.”

Mas as dificuldades não param por aí. Foi aprovada no congresso nacional a continuidade da desoneração da folha de pagamento até o final de 2021, Presidente Vetou e o congresso derrubou o veto, mas até o momento não temos a certeza da continuidade. Caso não seja prorrogada deve acontecer um impacto direto nas tarifas urbanas da ordem de 6%. “Gosto de enxergar o copo sempre cheio, mas o copo está pequeno. Tínhamos aprovado junto ao congresso nacional uma ajuda emergencial de 4 bilhões para os sistemas de transportes em cidades com mais de 200 mil habitantes, mas a presidência da república vetou no dia 10 de dezembro. Esperamos que o governo reveja esta situação pois poderemos ter um apagão nos sistemas de transportes urbanos.”

2021

A expectativa para 2021 é que a vacina seja aplicada no 1º trimestre e então o país inicie a retomada da economia. Bisi diz que alguns setores ainda estão comprando, como é o caso do fretamento, para o transporte de funcionários com maior distanciamento, e deve acontecer o retorno do “Caminho da Escola”, com a publicação de um edital ainda em dezembro, dando continuidade às compras do Projeto. “Isso nos dá uma expectativa de que o mercado interno possa crescer em torno de 10% no ano que vem. Se a vacina for realmente aplicada, o setor de Turismo deve ser reativado, pelo menos o interno, o que deverá aumentar a demanda por ônibus.”

Em termos de mercado externo, a expectativa é de que o Chile volte a comprar, que a situação da Argentina melhore, para que o país volte a importar ônibus. “Estamos prevendo um crescimento maior até na exportação, em torno de 15% para 2021, embora nossos mercados tradicionais estejam com os mesmo problemas. Imaginamos que a vacina é o que vai nos salvar, com as pessoas voltando a utilizar o sistema de transporte”, finaliza.