• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Reunião do DV2R aborda revisão da ISO 9001:2015

10 de novembro de 2016


A reunião do Departamento de Veículos de Duas Rodas – DV2R, do SIMEFRE, além de tratar das questões que envolvem os setores, abordou também a revisão da ISO 9001. A travessia para a versão 2015 foi apresentada pelo diretor Técnico da Qualitividade, Eng. Odecio J.G. Branchini.
A palestra apresentou os comentários sobre o desenvolvimento da versão 2015, o contexto da Organização, entendendo suas necessidade e expectativas das partes interessadas, bem como o andamento de todo o processo e a estruturação do novo modelo, que agora utiliza a metodologia do PDCA, conhecida como Ciclo de Melhoria Contínua.
Para o gerente de Assuntos Corporativos do SIMEFRE, Carlos Gomes, a intenção da palestra foi mostrar que o ciclo da qualidade não tem fim, e que as ISO´s estão sempre passando por atualizações. “Por mais que a indústria seja acreditada por qualquer sistema de gestão, sempre existe algo a acrescentar, a inovar, a melhorar, e que esta base de sistema de gestão é que vai dar um produto cada vez mais de qualidade e de melhor competitividade.”
A reunião tratou também de questões do dia a dia, como a relação do Sindicato e do mercado com o Inmetro. Muitos fabricantes estão sendo prejudicados, pois o mercado vem recebendo produtos importados com selos falsos do INMETRO.
O gerente do  SIMEFRE explicou que com a troca da presidência do Inmetro a expectativa é que a gestão seja um pouco mais proativa. “Nossa ação tem sido fortalecida e acreditamos que a relação tem se tornado cada vez mais profissional e profunda naquilo que o segmento da indústria de duas rodas precisa.”
Encerrando a reunião, Gomes falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo ele o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) tem auxiliado o SIMEFRE em diversas frentes, seja do ponto de vista estatístico, na própria defesa e em um trabalho com bastante riqueza e profundidade no conhecimento dos profissionais que a Casa mantém. “Esse trabalho tem levado aos associados, nos três segmentos, rodoviário, ferroviário e duas rodas, resultados muito significativos.”