• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Resumo da coletiva de imprensa da Honda sobre os negócios da empresa em 2023

27 de abril de 2023


— Iniciativas de transformação corporativa da Honda, incluindo eletrificação —

  • Melhoria da estrutura de resultados para o negócio de automóveis: O valor dos custos fixos para o ano fiscal de 2023 (ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023) foi reduzido em mais de 10% em comparação com o ano fiscal de 2019. O ponto de equilíbrio para o ano fiscal de 2023 baseado na porcentagem de utilização da capacidade de produção foi de aproximadamente 80%, uma melhoria de aproximadamente 90% no ano fiscal de 2019. A Honda se esforçará para fazer uma recuperação contínua nas vendas e alcançar um retorno sobre as vendas (ROS) de 7%, que tem sido a meta de gerenciamento da empresa para o ano fiscal de 2026 da Honda.
  • Aquisição estável de semicondutores: De uma perspectiva de médio a longo prazo, a Honda vem construindo relacionamentos cooperativos com fabricantes de semicondutores, incluindo a colaboração estratégica com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited (TSMC).
  • Iniciativas em áreas relacionadas a baterias: para atingir sua meta de aumentar a proporção de vendas de EV (veículos elétricos) e FCEV (veículos a célula de combustível) para 100% globalmente até 2040, a Honda continuará trabalhando na aquisição e desenvolvimento de baterias, bem como garantindo a aquisição estável de materiais de baterias construindo parcerias sólidas com empresas de reciclagem de recursos.
  • Planos de introdução de EV: Na América do Norte, um modelo EV de médio a grande porte baseado na plataforma global EV dedicada original da Honda estará à venda em 2025. No Japão, um modelo EV baseado no N-ONE estará à venda em 2025, e dois modelos EV de pequeno porte, incluindo um tipo SUV, estarão à venda em 2026.
  • Fortalecimento das áreas relacionadas a software: a Honda dobrará o número originalmente planejado de novas contratações em áreas relacionadas a software. A Honda acaba de criar o cargo de Global User Experience (UX) Officer.
  • Nova criação de valor: a Honda garantiu um orçamento anual no nível de 100 bilhões de ienes para pesquisa em mobilidade de próxima geração, bem como para atividades de pesquisa fundamentais. A Honda Innovations Co., Ltd. foi estabelecida recentemente, este mês, no Japão para fortalecer a inovação aberta com startups.

Japão, 26 de abril de 2023 — A Honda Motor Co., Ltd. realizou uma coletiva de imprensa sobre o progresso alcançado em direção à transformação de seus negócios e eletrificação. Os executivos da Honda que se apresentaram no evento foram:

  • Toshihiro Mibe, Director, President and Representative Executive Officer
  • Shinji Aoyama, Diretor, Vice-presidente Executivo e Diretor Executivo Representante

Resumo:

  1. Cinco fatores-chave nos quais a Honda está focada

A Honda se esforça para proporcionar alegria e liberdade de mobilidade para as pessoas em todo o mundo com zero impacto ambiental e zero fatalidades em colisões de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda. Ao fazer isso, a Honda quer ser uma empresa que sirva de força motriz para que muitas pessoas realizem seus sonhos e levem nossa sociedade adiante. Para atingir esse objetivo desafiador, a Honda vem fortalecendo sua estrutura de negócios e focará nas seguintes áreas, que a Honda identifica como os cinco fatores-chave para o avanço da mobilidade.
1) Neutralidade de carbono das unidades de energia

2) Sistema de gerenciamento de energia que permite o uso de unidades de energia como fonte de energia

3) Circulação de recursos

4) AD (condução automatizada)/ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista)

5) IoT (Internet das Coisas)/Conectado

  1. Fortalecimento da Estrutura de Negócios

A Honda melhorou constantemente sua estrutura de resultados para o negócio de automóveis nos últimos anos, implementando várias medidas, incluindo a introdução da Arquitetura Honda e um sistema de “planejamento em série” para novos modelos, redução do número total de variações de acabamento e nível de opção para modelos globais e otimização da capacidade de produção. Para o ano fiscal de 2023 (ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023), o valor dos custos fixos foi reduzido em mais de 10% em comparação com o ano fiscal de 2019, e o ponto de equilíbrio com base na porcentagem de utilização da capacidade de produção foi de aproximadamente 80%, uma melhoria significativa de aproximadamente 90% no ano fiscal de 2019.

Além disso, devido em parte à contribuição do negócio de motocicletas, que estabeleceu uma forte estrutura de resultados, a Honda conseguiu garantir um nível suficiente de fluxo de caixa livre, apesar do difícil ambiente de negócios. Daqui para frente, a Honda terá como objetivo alcançar um retorno sobre as vendas (ROS) de 7%, que tem sido a meta de gerenciamento de toda a empresa no ano fiscal de 2026 da Honda, recuperando constantemente o volume de vendas de unidades de automóveis.

Em relação à escassez contínua de semicondutores, a Honda tem tomado várias ações para entregar produtos aos seus clientes o mais rápido possível, implementando medidas tanto de curto prazo quanto de médio a longo prazo.

1) Medidas de curto prazo:

Além de fortalecer ainda mais as relações com os fornecedores, a Honda está tomando várias medidas, incluindo fornecimento duplo de peças-chave e desenvolvimento de peças alternativas.

2) Medidas de médio a longo prazo:

Ao aprimorar suas medidas de detecção de risco, a Honda vem construindo relacionamentos cooperativos e aprimorando a colaboração com fabricantes de semicondutores, incluindo a colaboração estratégica com a TSMC, por meio da qual a Honda se esforça para garantir a aquisição estável de semicondutores.

  1. Diretrizes para o Negócio de Eletrificação

A Honda planeja introduzir 10 ou mais modelos de motocicletas elétricas globalmente até 2025 e pretende aumentar as vendas anuais de modelos elétricos para 3,5 milhões de unidades, equivalente a aproximadamente 15% do total de vendas unitárias, a partir de 2030.

  • A Honda lançará a EM1 e: scooter elétrica equipada com um Honda Mobile Power Pack e: bateria intercambiável no Japão, Europa e Indonésia antes do final de 2023.
  • Visualizando o futuro ambiente de negócios, usos de mercado e avanços tecnológicos, a Honda está explorando uma variedade de modelos futuros, incluindo aqueles equipados com uma fonte de energia diferente de baterias intercambiáveis.

A Honda estabeleceu uma meta para aumentar a proporção de vendas de EV e FCEV para 100% globalmente até 2040. Para esse fim, a Honda planeja produzir mais de 2 milhões de veículos elétricos anualmente até 2030.Os planos para a introdução de modelos EV são os seguintes.

  • América do Norte:

– Em 2024, o Honda Prologue e o Acura ZDX, atualmente em co-desenvolvimento com a General Motors (GM), estarão à venda.

– Em 2025, estará à venda um modelo EV de médio a grande porte que adota a nova Arquitetura E&E baseada na plataforma EV dedicada original da Honda.

  • China:

– No início de 2024, e:NS2 e e:NP2 estarão à venda.

– Antes do final de 2024, os modelos de produção em massa baseados no modelo conceito e:N SUV xù estarão à venda. O modelo conceito e:N SUV xù foi apresentado na Auto Shanghai este mês.

– Até 2027, a Honda apresentará um total de 10 novos modelos EV, incluindo os três modelos mencionados acima.

– Até 2035, a Honda se esforçará para tornar os EVs 100% de suas vendas de automóveis na China, à frente de outras regiões.

  • Japão:

– No primeiro semestre de 2024, um modelo mini-EV de uso comercial baseado na N-VAN começará a ser vendido.

– Em 2025, um modelo EV baseado no N-ONE estará à venda.

– Em 2026, dois modelos EV de pequeno porte, incluindo um tipo SUV, estarão à venda.

Acompanhando o aprimoramento de sua linha de veículos elétricos, a Honda começará a oferecer serviços de carregamento de veículos. Para recarga doméstica, com base no Honda SmartCharge™, um serviço de carregamento de veículos elétricos atualmente disponível na América do Norte, a Honda planeja lançar negócios de energia que utilizam a capacidade de fornecimento de energia dos veículos elétricos. Para carregamento público, a Honda trabalhará para o estabelecimento de um ambiente de serviços de carregamento EV para seus clientes em colaboração com provedores de redes de carregamento convenientes e confiáveis.

 

  1. Iniciativas para um Progresso Constante na Eletrificação

Para garantir um progresso constante na eletrificação, a Honda firmará várias parcerias estratégicas em áreas que vão desde a aquisição até a circulação de recursos de baterias e baterias, e está construindo uma forte cadeia de valor com a Honda como um centro para estabelecer uma base de negócios sustentável.

4-1. Aquisição e desenvolvimento de baterias
1) Agora e para o período atual:

Em cada região, a Honda vem fortalecendo suas parcerias externas na área de baterias líquidas de íon-lítio e agora está a caminho de ter boas perspectivas de aquisição estável da quantidade de baterias que a Honda precisará globalmente.

  • América do Norte:

– Aquisição de baterias Ultium da GM e estabelecimento de uma joint venture de produção de baterias com a LG Energy Solution (LGES)

  • China:

Fortalecimento da colaboração com a Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL)

  • Japão:

Aquisição de baterias para o modelo mini-EV de uso comercial baseado em N-VAN da Envision AESC

2) A partir da segunda metade da década de 2020:

Além do avanço das baterias líquidas de íon-lítio, a Honda desenvolverá e introduzirá baterias de última geração, como baterias semi-sólidas e totalmente sólidas.

  • A Honda e a GS Yuasa International Ltd. (GS Yuasa) irão colaborar para desenvolver baterias de íons de lítio de alta capacidade e alto rendimento para uso em veículos elétricos. A Honda iniciará a operação de uma linha de demonstração para a produção de baterias totalmente em estado sólido em 2024, com o objetivo de adotar suas baterias totalmente em estado sólido para modelos a serem lançados no mercado na segunda metade da década de 2020.
  • A Honda investe e está desenvolvendo em conjunto baterias semi-sólidas (baterias secundárias de lítio-metal) com a SES AI Corporation, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de baterias EV.

4-2. Aquisição de recursos de bateria e circulação de recursos

Nas áreas de aquisição e circulação de recursos de baterias, a Honda garantirá suas vantagens competitivas de uma perspectiva de longo prazo, fortalecendo iniciativas por meio da colaboração com vários parceiros.

1) Aquisição de recursos:

Ao alavancar uma parceria estratégica com a Hanwa Co., Ltd., a Honda garantirá a aquisição estável, a médio e longo prazo, de metais essenciais como níquel, cobalto e lítio.

2) Circulação de recursos:

A Honda estabilizará sua aquisição de materiais e se esforçará para alcançar “impacto ambiental zero” utilizando proativamente recursos reciclados por meio de fortes parcerias com empresas de reciclagem de recursos, incluindo colaboração com Ascend Elements, Inc. e Cirba Solutions, e uma parceria abrangente com a POSCO Holdings Inc.

4-3. Fortalecimento do sistema e capacidade de produção de EV

Preparando-se para o próximo início da produção integral de veículos elétricos, a Honda irá reequipar três de suas fábricas existentes em Ohio, nos EUA (duas fábricas de automóveis, a Marysville Auto Plant e a East Liberty Auto Plant; e uma fábrica de powertrain de automóveis, a Anna Engine Plant) para estabelecer linhas de produção altamente eficientes e altamente flexíveis e posicionar essas fábricas como Hub da Honda para produção de veículos elétricos na América do Norte.

Além disso, por meio do estabelecimento de tecnologias de redução de CO2 e do uso de 100% de energia limpa por meio da utilização de fontes renováveis ​​e outras fontes de energia, a Honda fará de sua fábrica de automóveis da Saitama Factory no Japão a primeira fábrica neutra em carbono da Honda no ano fiscal de 2026 (ano fiscal que se encerra em 31 de março de 2026).

Além disso, a Honda começou a trabalhar na reforma global de seu sistema de produção, de olho na produção de modelos EV programados para serem colocados à venda na segunda metade da década de 2020. As iniciativas de reforma se concentrarão nas três perspectivas a seguir.

  • Estabelecimento de linhas de produção que buscam automação e aplicação de tecnologias inteligentes em consideração a mudanças futuras na força de trabalho.
  • Estabelecimento de fábricas e cadeias de abastecimento altamente eficientes que permitirão uma mudança para EVs em um curto período de tempo.
  • Mudança para processos produtivos que reduzam ao máximo as emissões de CO2 e assumam a abordagem de circulação de recursos.
  1. Fortalecimento das Áreas Relacionadas a Software

Com base no conceito de “mobilidade definida por software”, em que o software define o valor do hardware e dos serviços, a Honda acelerará o desenvolvimento de software.

Especificamente, a Honda está avançando ainda mais em sua Arquitetura E&E e desenvolvendo um sistema operacional original Honda com o objetivo de adotá-los a partir dos EVs de médio a grande porte a serem lançados na América do Norte em 2025. Com base neste sistema operacional do veículo, a Honda continuará avançando seu software no veículo para permitir o avanço contínuo das funções e serviços do veículo para os clientes, mesmo após a compra do veículo.

Além disso, trabalhando para a internalização do desenvolvimento de software nas áreas de sistema operacional do veículo, direção autônoma/sistema avançado de assistência ao motorista (AD/ADAS) e veículos e serviços conectados, a Honda dobrará o número originalmente planejado de novas contratações e também fortalecerá ainda mais o recrutamento de especialistas em desenvolvimento de software de alto nível. Além disso, a Honda acelerará a colaboração com empresas parceiras que possuem pontos fortes no desenvolvimento de software, incluindo a KPIT Technologies Limited (KPIT). Por meio dessa colaboração, a Honda e os parceiros reunirão seus respectivos pontos fortes, ou seja, as tecnologias de controle e segurança da Honda e as capacidades de desenvolvimento de software dos parceiros, e se esforçarão para obter um novo valor que pode ser criado por meio do software.

Nas áreas de experiência do usuário (UX) e serviços digitais, a Honda continuará fortalecendo o desenvolvimento, principalmente na América do Norte, por meio de várias iniciativas, incluindo o estabelecimento de um novo cargo de Diretor Global de Experiência do Usuário e uma abordagem proativa no recrutamento de especialistas digitais.

  1. Fortalecimento da aliança com a GM

A Honda fortalecerá ainda mais sua aliança com a GM. Além de co-desenvolver uma série de veículos elétricos acessíveis que estarão à venda em 2027 e além, as duas empresas continuarão explorando uma ampla gama de colaborações que combinarão os respectivos pontos fortes das duas empresas e aumentarão a competitividade nas áreas centrais de eletrificação de componentes.

  1. Iniciativas para Criação de Novo Valor

Em direção à criação de um novo valor, a Honda fará um progresso constante assegurando constantemente um orçamento anual no nível de 100 bilhões de ienes para pesquisa em mobilidade de próxima geração, bem como para atividades de pesquisa fundamentais, principalmente nas áreas de tecnologias de neutralidade de carbono relacionadas aos cinco fatores-chave nos quais a Honda está focada, como aplicação de tecnologias de inteligência, avanço de baterias, utilização de hidrogênio e materiais sustentáveis.

Além disso, a fim de concretizar a criação de novo valor mais rapidamente, a Honda alocou um orçamento de investimento anual de 10 bilhões de ienes e tem buscado proativamente a inovação aberta com startups. Até o momento, a Honda investiu em startups que possuem tecnologias de ponta que provavelmente serão necessárias no futuro, como IA, combustíveis sintéticos, reciclagem de baterias e tecnologias de geração de energia por fusão nuclear.

Além disso, a fim de fortalecer ainda mais suas funções de inovação aberta por meio de uma estreita coordenação com as estratégias corporativas, a Honda estabeleceu recentemente a Honda Innovations Co., Ltd. no Japão neste mês, que servirá como sede global para as atividades de inovação aberta da Honda.

  1. Redefinindo o slogan da marca global Honda

Para que a Honda continue sendo vista como uma empresa cuja existência seja desejada pela sociedade em meio a um período de “transformações que acontecem uma vez a cada cem anos” no setor, a direção da Honda determinou que a empresa precisa esclarecer novamente a razão de ser da Honda, o que a empresa realmente deseja alcançar, bem como a “proposta de valor” da Honda, que existe além de suas estratégias de negócios, como eletrificação e digitalização. Com base nessa percepção, a Honda redefiniu seu slogan de marca global — O poder dos sonhos — adicionando um novo slogan e três palavras-chave.

  • How we move you – Como nós movemos você.

A criação da mobilidade através dos sonhos de cada colaborador da Honda vai “mover” as pessoas fisicamente e também “mover” o coração das pessoas.

  • Create, Transcend, Augment – Criar, Transcender, Ampliar

Impulsionada pelos sonhos e pela motivação intrínseca de cada pessoa que trabalha na Honda, a empresa criará “a mobilidade que a Honda sonha” para incorporar o valor essencial de todos os produtos e serviços de mobilidade — para permitir com que as pessoas transcendam as restrições de tempo e lugar, e para ampliar todas as suas possibilidades. Através da criação da mobilidade que a Honda sonha, a Honda se tornará “O Poder dos Sonhos” de mais e mais pessoas. É assim que vamos levar as pessoas e a sociedade adiante.

Para conferir o vídeo How we move you e realizar o download dos materiais, acesse a Sala de Imprensa da Honda.