• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Projeto Faixa Azul na Avenida 23 de Maio quer diminuir mortes de motociclistas; veja como será sinalização

13 de janeiro de 2022


Em caráter experimental, espaço não terá obrigatoriedade de circulação por enquanto, podendo os motociclistas utilizarem as demais faixas
Faixa lançada oficialmente dia 10/1 é reivindicação antiga do SindimotoSP e da Febramoto para avenidas da capital e teve confirmação de sua implantação em reunião que aconteceu em dezembro passado com sindicalistas e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

A Prefeitura de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estão finalizando as obras para implantação da nova faixa para motociclistas na Avenida 23 de Maio. Uma sinalização experimental no já existente “corredor virtual” está sendo feita para evidenciar o espaço, iniciando na Praça da Bandeira, seguindo pelo “Cebolinha” – sentido Santana/Aeroporto, estendendo-se por 5,5 km.

Todos os dias, circulam pelas vias de São Paulo mais de 9 milhões de veículos. Desses, cerca de 1 milhão e 300 mil são motos. Para se ter uma ideia do volume, só na Avenida 23 de Maio são 50 mil motocicletas, em média, por dia. O tráfego delas no horário comercial chega a ultrapassar 2.000 motos/hora em virtude do movimento dos motofretistas.

Nesse intenso vai e vem, entre 2018 e 2020 registrou-se 78 % dos casos de acidentes com motocicleta. Nesse período, os custos sociais com óbitos e feridos na avenida foram R$ 10.924.266,13.

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, sensibilizado com estes e demais números negativos envolvendo motociclistas na cidade, tomou iniciativa e autorizou a sequência do projeto, que deve ser entregue nos próximos dias. Caso apresente bons resultados, deverá ser autorizado em outras vias públicas municipais.

Objetivos da Faixa Azul

– Reduzir conflitos entre autos e motocicletas;

– Organizar o espaço compartilhado entre autos e motocicletas;

– Conscientizar os motoristas de autos e motocicletas no sentido da melhor utilização das vias;

– Reduzir o número de sinistros com feridos e mortos;

– Pacificar e humanizar o trânsito de São Paulo, ressaltando a importância de todos os modais envolvidos.

Posicionamento da Faixa Azul na Avenida 23 de Maio

Como será a sinalização vertical

Fonte: Jornal A Voz do Motoboy

Links sobre o assunto:



https://globoplay.globo.com/v/10199894/