Pedal continua sendo a maneira mais eficiente de se locomover

Por: anaazevedo

Publicado em 27 de outubro de 2025 - Atualizado em 27 de outubro de 2025 às 17:18

52 anos depois, Scientific American volta a declarar que um humano em bicicleta é mais eficiente do que em outros modais e até do que outros animais

Em 1973, a revista estadunidense de divulgação científica, Scientific American publicou um gráfico que se tornaria icônico, mostrando a bicicleta como meio de transporte mas eficiente do mundo em termos de energia. Mais de meio século depois, a revista revisitou aqueles gráficos e, em novo levantamento, chegou à mesma conclusão.

Na edição da segunda metade do século passado, o gráfico aparecia em um artigo de 11 páginas escrito pelo professor de engenharia na Universidade de Oxford, S.S. Wilson, abordando a tecnologia das bicicletas. O propósito das bicicletas, segundo o professor, era “tornar mais fácil para um indivíduo se locomover, e isso a bicicleta consegue de uma forma que supera em muito a evolução natural”.

Ainda no artigo de 1973, Wilson argumentava: “Quando se compara a energia consumida para se mover uma certa distância em função do peso corporal de uma variedade de animais e máquinas, verifica-se que um homem que caminha sem auxílio se sai razoavelmente bem, mas não é tão eficiente quanto um cavalo, um salmão ou um avião a jato. Com o auxílio de uma bicicleta, no entanto, o consumo de energia do homem para uma determinada distância é reduzido para cerca de um quinto.”

52 anos depois, a prestigiada revista cientifica norte-americana atualizou e relançou o “clássico gráfico”, mostra que um humano em uma bicicleta continua sendo o viajante mais eficiente em termos de consumo de energia. Usando mapas de calor e um ciclista em uma bicicleta com uma carenagem aerodinâmica, a Scientific American demonstra que impulsionar um “velomóvel” como esse (diferente de uma bicicleta comum) torna o ciclismo ainda mais eficiente.

Os possíveis incentivos para o aumento do ciclismo são muitos, afirmava Wilson, na década de 1970, incluindo “ciclovias para reduzir o perigo do tráfego de automóveis para os ciclistas, estações de estacionamento para bicicletas, instalações para o transporte de bicicletas por trem e ônibus e bicicletas públicas para o serviço de ‘estacione e pedale’. A bicicleta já é frequentemente a melhor maneira de se locomover rapidamente nos centros das cidades. Se alguém fosse dar uma breve receita para lidar racionalmente com os problemas mundiais de desenvolvimento, transporte, saúde e uso eficiente de recursos, poderia fazer pior do que a fórmula simples: Pedale e recicle”.

Fonte: https://www.mobilize.org.br/noticias/14484/pedal-continua-sendo-a-maneira-mais-eficiente-de-se-locomover.html

document.addEventListener("DOMContentLoaded", function () { const params = new URLSearchParams(window.location.search); const targetId = params.get("tab") || window.location.hash.replace("#", ""); if (!targetId) return; // Função de scroll suave function scrollToElement(el) { if (!el) return; setTimeout(() => { el.scrollIntoView({ behavior: "smooth", block: "start" }); }, 300); // pequeno delay para garantir que o Bootstrap já aplicou o "show" } // 🔹 TABS const tabTrigger = document.querySelector(`[data-bs-target="#${targetId}"]`); if (tabTrigger) { new bootstrap.Tab(tabTrigger).show(); const tabContent = document.getElementById(targetId); scrollToElement(tabContent); } // 🔹 ACCORDIONS const accordionEl = document.getElementById(targetId); if (accordionEl && accordionEl.classList.contains("accordion-collapse")) { const collapse = new bootstrap.Collapse(accordionEl, { toggle: true }); scrollToElement(accordionEl); } });
Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.