Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O transporte público e o efeito-estufa
10 de novembro de 2016
O SIMEFRE através do assessor Paschoal De Mario, ministrou palestra no Movimat – Salão Internacional da Cadeia Logística, que aconteceu no dia 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A palestra abordou o “Transporte Público e o Efeito Estufa”.
De Mário comentou sobre o trabalho que está sendo realizado em Brasília com objetivo de readequação da frota de caminhões, carros e veículos de porte médio. A proposta pretende promover, com apoio do governo, a troca dos caminhões com mais de 30 anos, por veículos mais novos.
O palestrante também mostrou os países que apresentam maior concentração do efeito estufa, lembrando que o aumento da temperatura nos últimos 20 anos, é equivalente a 120 anos, logo, o efeito estufa precisa ser combatido mesmo dentro de casa, afirmou.
Continuando nesse parâmetro, acredita, a probabilidade é de que em 2100 a temperatura média mundial seja de 40 a 50ºC, acarretando em degelo e aumento do nível do mar. A expectativa é de que até o final do século, a temperatura média suba entre 1,5ºC a 5,5ºC.
O palestrante explicou detalhadamente o que é o efeito estufa ressaltando que ele é necessário para manter o equilíbrio térmico da terra. O problema foi o aumento demasiado dele em função da ação humana e seus interesses econômicos, que impedem a redução dos poluentes. “O transporte é o maior responsável pela poluição do ar.”