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Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Mesmo proibidos, pneus remoldados para motos continuam sendo comercializados

21 de agosto de 2024


Mesmo sendo proibidos por lei desde 2004, os pneus remoldados para motos são uma alternativa para muitos motociclistas que desejam gastar menos do que se comprassem um pneu novo.

No entanto, como diz o ditado, ‘o barato pode sair caro’, e essa opção de produto pode levar a cinco pontos perdidos na carteira nacional de habilitação (CNH) e a  multa de R$195,23, como determina o inciso X do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

Além dos prejuízos financeiros que os pneus remoldados podem gerar ao consumidor, a segurança dos motoqueiros que os utilizam também está em jogo, já que esses produtos apresentam menor aderência e estabilidade, maior probabilidade de estouros e acidentes, menor durabilidade e necessidade de trocas mais frequentes.

Como entidade representativa do setor de duas rodas, o SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) é contrário ao uso desse tipo de produto.

“O SIMEFRE é totalmente contrário à produção, comercialização e utilização de pneus remold para motocicletas, por considerá-los inseguros e de baixa qualidade. O pneu de moto não é projetado para ser reformado. Com o uso a carcaça fadiga e sua reutilização torna o pneu um risco iminente. Os pneus originais seguem rígidos padrões de qualidade e segurança que os de remoldados não seguem”, alerta o gerente de Assuntos Corporativos, Carlos Gomes.

Não apenas para o consumidor, os pneus remoldados são também perigosos para a indústria, já que sua liberação pode acarretar em aumento da concorrência desleal com fabricantes de pneus originais, risco à segurança dos motociclistas e defasagem da imagem e reputação da indústria de pneus como um todo.

Na perspectiva do SIMEFRE, falta uma fiscalização mais rigorosa e abrangente para coibir a produção e venda ilegal de pneus remoldados, que continuam circulando apesar da proibição já mencionada. “A proibição foi instituída por conta do risco que oferece ao consumidor e deve sim haver fiscalização. É crucial conscientizar a sociedade sobre os perigos dos pneus remold e a importância de sempre utilizar pneus originais homologados, priorizando a segurança no trânsito”.

O SIMEFRE acredita que o governo federal poderia adotar medidas como:

Aumentar a fiscalização e combate a produção e comercialização de pneus remold;

Promover campanhas de conscientização sobre os riscos dos pneus remold;

Incentivar a pesquisa e desenvolvimento de pneus novos mais seguros e duráveis;

Combater a concorrência desleal das importações, a informalidade e a não conformidade que assombram essa indústria.