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Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Marcopolo Rail expõe Prosper VLT na NT Expo 2022

10 de março de 2022


Visitantes do evento poderão conhecer os diferenciais do moderno veículo leve sobre trilhos desenvolvido pela companhia

Especializada no desenvolvimento e produção de modais ferroviários, a Marcopolo Rail estará presente na 22ª edição da NT Expo (Negócios nos Trilhos) expondo uma réplica em tamanho real do Prosper VLT, veículo sobre trilhos desenvolvido pela companhia, lançado em dezembro de 2020.

 

De 15 a 17 de março, os visitantes do evento poderão conhecer os principais projetos da unidade de negócios da Marcopolo focada em sistemas metroferroviários.  A exposição de um modelo em tamanho real com duas configurações de interior, intercidades e urbano, oferecerá ao público a experiência de seus diferenciais de qualidade e conforto focados no transporte de alta capacidade. Uma equipe técnica e comercial também estará disponível para compartilhar mais informações a respeito do sistema de transporte.

 

“A NT Expo é um dos principais eventos direcionados ao setor ferroviário na América Latina e para a Marcopolo Rail é uma excelente oportunidade de negócios. Vamos apresentar às empresas e clientes do setor todas as tecnologias e novidades aplicadas em nossos produtos. O networking pode ampliar o alcance dos nossos projetos e consolidar ações que contribuam para a melhoria de todo o ecossistema ferroviário”, afirma Petras Amaral dos Santos, business head da Marcopolo Rail.

 

Prosper VLT: Eficiência e Versatilidade

 

O Prosper VLT apresenta embarque em nível, além de ser versátil e desenvolvido para atender aos mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Com design moderno e subsistemas consagrados no setor, um dos diferenciais é a capacidade de customização, atendendo as versões urbana, turística e intercidades.

 

“Com o Prosper, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Amaral.

 

As propulsões podem ser Diesel-hidráulica, Elétrica com catenária e futuramente Hidrogênio (em desenvolvimento através de parcerias). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

 

Dados técnicos

 

  • Altura interna: 2.384 mm
  • Largura interna: 2.700 mm
  • Plataforma de embarque: 1,10m
  • Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m)
  • Número de portas: até 3 portas laterais de cada carro
  • Saídas de emergência: 4
  • Conformidade com as normas internacionais
  • Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas, etc.
  • Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros: Versão Urbana – 760 | Versão Intercidades – 280