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Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Librelato está na Fenatran 2022 com novidades da série Evolut e planos de renovar seus negócios nos mercados interno e externo

8 de novembro de 2022


Empresa avança com nova cultura organizacional, com o objetivo de transformar suas operações por meio da inovação e novos negócios

A Librelato chega à Fenatran 2022, maior Salão de Transportes da América Latina, com novos planos e ações, que revelam uma transformação organizacional da empresa, voltados tanto ao mercado interno como ao externo. Além disso, a empresa apresenta a série Evolut, com novidades nos implementos Rodotrem Basculante, Semirreboques Carga Seca, Tanque e Furgão Lonado. Além da versão com 4 eixos, foram incluídos ao portfólio opcionais exclusivos que facilitam o transporte de materiais com propriedades anticorrosivas, agilizam a amarração da carga e possibilitam controlar as frotas.

De acordo com José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, a empresa está em um novo momento. “A partir da nova cultura organizacional, a Librelato deve voltar-se integralmente à inovação corporativa, por meio de fusões, aquisições, parcerias, pesquisa e desenvolvimento, criando novos modelos de negócios em produtos e serviços, com enfoque em ESG (Environmental, Social and Governance – traduzida como Ambiental, Social e Governança) e excelência operacional, requisitos fundamentais para qualquer negócio. A empresa tem previsão de expansão e adoção de novas tecnologias para suportar a estratégia de inovação difundida dentro da companhia”, afirma.

A ideia é continuar a investir em inovação, explorando novos mercados e produtos, o que deve trazer renovação ao negócio atual. O modelo de gestão já foi iniciado e tem os princípios voltados a Pessoas, Estratégia e Inovação, Liderança e Processos e Produtos. “Nosso objetivo é levar a Librelato a outros 50 anos em crescimento contínuo, com os clientes no centro da operação e a inovação como prioridade”, explica Sprícigo.

“Para isso, sempre colocamos as pessoas em primeiro lugar, ao valorizar o desenvolvimento de competências, gestão de conhecimento e a cultura de aprendizado. Não podemos deixar de considerar a governança corporativa, sempre conectada à transformação, aos princípios de ESG e compliance”, enfatiza.

De acordo com o executivo, a estratégia de inovação está cercada de análises de cenários, gestão de riscos, benchmarking e investimentos. “Tudo isso para chegarmos com excelência aos nossos clientes e mercados, com processos e produtos direcionados às necessidades dos clientes. Tanto a melhoria nos processos como o aprendizado organizacional devem ser contínuos e estarão baseados em um planejamento estratégico totalmente desenhado para chegar aos novos objetivos”.

“Quando falamos em processos e produtos, estamos também considerando a parceria e investimentos em startups com hubs e laboratórios de inovação internos que irão acelerar a inovação. Isso nos trará a possibilidade de obter um leque de novas alternativas em produtos, serviços e novos canais. Todo esse escopo nos levará ao crescimento da empresa aliado às expectativas de suas partes interessadas”, explica.

Startup Sigaway – nova aposta

Um exemplo disso é a aposta da Librelato na startup Sigaway, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. “Estamos introduzindo soluções de inteligência embarcada e conectividade em nossos implementos”, exemplifica. Trata-se da tecnologia Fleetsense, que incorpora a linha Evolut da Librelato com várias opções de sensoriamento e telemetria, para que o gestor de frota possa ter controle absoluto sobre sua operação”, diz.

A Sigaway é uma empresa especializada no desenvolvimento de placas eletrônicas com tecnologia de software 100% nacional. Com foco em segurança de dados, os pacotes da Sigaway são desenvolvidos pensando na aplicação vocacionada de cada operação.

A startup, que foi incubada pela Librelato, reúne a expertise da Librelato ligada ao transporte rodoviário de carga, adquirida ao longo dos últimos 53 anos, conectando com segurança, conforme a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. O objetivo, com a startup Sigaway, é desenvolver soluções de telemetria e conectividade para atender as necessidades dos clientes em tempo real, dentro e fora da fábrica, com redução do custo total da operação (TCO) e aumento da segurança nas estradas do País.

Investimentos

Em 2023, a Librelato deve concluir os investimentos iniciados em 2022, no valor de 50 milhões de reais, em infraestrutura, desenvolvimento de novos processos, pessoas e produtos.

Na visão de Sprícigo, o mercado continua com alta demanda, com expectativa de chegar a mais de 80 mil semirreboques emplacados em 2022. “Temos o objetivo de chegar a 14% de market share, considerando todas as linhas de produtos. Essa estratégia de crescimento contínuo e consistente de participação tem trazido bons resultados para a companhia. Quando olhamos as linhas principais da marca, com os modelos basculantes e carga aberta, temos atingido acima de 20% de share no mercado nacional”.

Também aumentamos nossa participação em 2022 graças à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do portfólio de produtos e investimentos em novas tecnologias e processos de produção. Para 2023 estamos prevendo aumentar continuamente nossa participação de mercado e chegar a 15%.

Mercado externo

No mercado externo, contamos com uma nova planta de CKD com base em Uganda, no continente africano. “Essa unidade certamente trará bons negócios para nossa marca”, afirma. Outra novidade para o mercado externo é a abertura de um escritório da empresa em Portugal. Com ele, a Librelato espera ganhar ainda mais visibilidade e acesso aos negócios na África e Oriente Médio com maior proximidade não só com os países dessas regiões, mas também com as empresas europeias que têm presenças importantes nesses locais.

A Librelato segue sendo a segunda maior exportadora de implementos rodoviários do Brasil. No primeiro semestre deste ano, cerca de 500 pinos foram exportados, sendo os implementos carga seca, basculante e tanque, os carros-chefes. Os principais mercados de exportação são América do Sul, Paraguai, Chile e Uruguai.