Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
James Bellini é vencedor na categoria liderança empresarial/fornecedores do Prêmio AutoData 2021
5 de novembro de 2021
CEO da Marcopolo se destacou pela inovação e agilidade no comando da empresa durante a pandemia
James Bellini, CEO da Marcopolo, foi o vencedor da categoria Liderança Empresarial/Fornecedores do Prêmio AutoData 2021. O executivo foi escolhido pela estratégia adotada pela empresa desde o início da pandemia que, com inovação, tecnologia e agilidade, enfrentou os desafios impostos por um dos piores momentos da indústria brasileira do ônibus e buscou alternativas para colaborar para a retomada segura da mobilidade, do transporte e do turismo nacional.
“É com muito orgulho e satisfação que recebo o Prêmio AutoData. Além de demonstrar a assertividade na estratégia e nas decisões tomadas pela companhia, tem especial importância pela destacada tradição que a Marcopolo sempre teve, desde a primeira edição da premiação”, enfatiza o executivo.
Para James Bellini, o maior aprendizado da crise foi uma nova forma de pensar, de gerir a companhia, pois os desafios eram enormes e o tempo de reação muito curto. “Com agilidade, desenvolvemos soluções inovadoras e lançamos, em tempo recorde, a plataforma Marcopolo BioSafe que permitiu aos clientes e operadores de transporte a retomada dos negócios, no Brasil e no exterior. Somente no primeiro ano foram cerca de 2.000 veículos entregues com tecnologias de biossegurança”, destaca.
Mesclando inovação, otimização da gestão fabril e de engenharia, a empresa focou na agilidade como estratégia interna e redefiniu o conceito de tempo para a execução de seus processos. “O que levava um ano para ser feito agora leva meses; o que levava meses passou a levar semanas; e o que levava semanas agora leva dias. Tudo isso para sermos uma empresa muito mais ágil e com modelo de gestão mais dinâmico”, destaca Bellini.
Durante a crise do ano passado e atenta às oportunidades do mercado, a Marcopolo também criou soluções voltadas ao futuro da mobilidade. Com isso, surgiram frentes de inovação, como a diversificação de portfólio, que inclui produtos voltados ao segmento metroferroviário e à mobilidade elétrica, e soluções que trazem fluidez para as cidades, alinhando-se às tendências das smart cities.