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Indústria Ferroviária Brasileira espera melhora do mercado em 2025
9 de dezembro de 2024
O ano de 2024 teve uma relevante importância para a indústria Ferroviária brasileira ao ter sido lançada, em 19 de junho, a “Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira”, no plenário 10 da Câmara dos Deputados, contando com o apoio de 209 deputados, num auditório lotado e caloroso, comenta o diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Vicente Abate.
A Frente, que é pluripartidária, é presidida pelo deputado Federal Pedro Uczai, um incansável defensor do setor Ferroviário brasileiro, tendo como vice-presidentes os deputados Federais Baleia Rossi, Denise Pessôa e Nelson Padovani, também entusiastas do setor.
Foram apresentadas as prioridades dos pleitos, onde se destacam: a substituição da frota de vagões e locomotivas com mais de 50 anos de vida útil por vagões e locomotivas com inovações tecnológicas sustentáveis, que proporcionarão economia de 58 milhões de toneladas de combustível/ano e redução da emissão de 150 mil toneladas de co2/ano, aumentando a produtividade das concessionárias ferroviárias de carga em pelo menos 30%, com maior segurança operacional.
- Elevação da alíquota de importação de todos os produtos ferroviários, dos atuais 11,2% para 35%, equiparando-a aos demais modos de transporte. apoio à política de estado do Ministério dos Transportes que projeta, através da INFRA S.A., o aumento da participação ferroviária na matriz de transporte de carga brasileira dos atuais 27,5% para 40%, até 2035.
Tais medidas, dentre outras incluídas entre as prioridades, deverão gerar emprego e renda para a população no período.
Abate ressalta também a obtenção da prorrogação do reporto até 31/12/2028, além de uma possível inclusão das concessionárias na depreciação acelerada, que se encontra em avaliação no MDIC.
Segundo ele, a previsão é de 1.600 a 1.700 vagões de carga para 2025, em comparação ao realizado em 2024, de 1.547 unidades, incluídas exportações de 62 vagões para a África, nos dois períodos. Foram entregues 54 locomotivas em 2024 e estão previstas 75 unidades para 2025. Em carros de passageiros os volumes serão de 188 em 2025, contra 228 em 2024.
A indústria Ferroviária brasileira está preparada para os volumes previstos, podendo entregar volumes maiores para atender necessidades adicionais das concessionárias, sempre que suas encomendas forem realizadas com antecedência de um ano das entregas.