Honda, Kawasaki, Yamaha e Suzuki juntas pelo hidrogênio como combustível

Por: rafael

Publicado em 2 de junho de 2023 - Atualizado em 2 de junho de 2023 às 18:18

Honda, Kawasaki, Yamaha e Suzuki estão se unindo para pesquisar o uso de hidrogênio como um combustível alternativo direto para motores a gasolina. O big four se reuniu para anunciar a formação da HySE “Hydrogen Small Mobility and Engine Technology”. O grupo de tecnologia de motores e mobilidade com hidrogênio irá analisar todos os aspectos práticos para ver se o hidrogênio pode funcionar como um combustível alternativo para motocicletas, enquanto os carros se descarbonizam por meio da eletrificação.

As quatro empresas dividiram as tarefas entre elas. A Honda se concentrará no desenvolvimento de modelos, enquanto a Kawasaki analisará os sistemas auxiliares, como o fornecimento de combustível e os tanques. A Yamaha pesquisará como tornar o abastecimento com hidrogênio altamente volátil um processo mais seguro, bem como testará motores de hidrogênio, junto com a Kawasaki.

“Estamos comprometidos com essa empreitada”, disse Kenji Komatsu, indicado para presidente da HySE. “Com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna.”

No entanto, a transição do uso de gasolina para hidrogênio enfrenta grandes desafios técnicos. Além da necessidade de abastecimento seguro e de tanques mais robustos (para proteger o combustível em caso de acidente), o hidrogênio queima em uma velocidade diferente da gasolina, o que exigiria uma grande reformulação dos motores para utilizá-lo.

O obstáculo final é a baixa eficiência e o alto custo. O hidrogênio como um combustível alternativo direto tem custos “do poço à roda” muito maiores do que os sistemas elétricos de bateria ou uma célula de combustível de hidrogênio. Um estudo realizado pela consultoria de gestão Horvath & Partners descobriu que os trens de transmissão elétricos a bateria têm uma eficiência geral de 70-80%, as células de combustível de hidrogênio têm 25-35% e os combustíveis alternativos têm 10-20%. Acrescente a falta de economias de escala para o mercado de motocicletas e o preço alto de se abastecer com hidrogênio.

document.addEventListener("DOMContentLoaded", function () { const params = new URLSearchParams(window.location.search); const targetId = params.get("tab") || window.location.hash.replace("#", ""); if (!targetId) return; // Função de scroll suave function scrollToElement(el) { if (!el) return; setTimeout(() => { el.scrollIntoView({ behavior: "smooth", block: "start" }); }, 300); // pequeno delay para garantir que o Bootstrap já aplicou o "show" } // 🔹 TABS const tabTrigger = document.querySelector(`[data-bs-target="#${targetId}"]`); if (tabTrigger) { new bootstrap.Tab(tabTrigger).show(); const tabContent = document.getElementById(targetId); scrollToElement(tabContent); } // 🔹 ACCORDIONS const accordionEl = document.getElementById(targetId); if (accordionEl && accordionEl.classList.contains("accordion-collapse")) { const collapse = new bootstrap.Collapse(accordionEl, { toggle: true }); scrollToElement(accordionEl); } });
Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.