Governo Federal anuncia plano para o desenvolvimento ferroviário

Por: michel

Publicado em 4 de fevereiro de 2025 - Atualizado em 10 de fevereiro de 2025 às 11:30

Plano Nacional Ferroviário

O Governo Federal irá apresentar um plano nacional voltado para o desenvolvimento ferroviário. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na última semana. De acordo com o ministro, a iniciativa busca modernizar a logística nacional, expandindo o uso das ferrovias para transporte de cargas e diminuindo os conflitos rodoviários no país.

O plano inclui a divulgação de projetos e discussões com o mercado e investidores, o que, nas palavras do ministro, será “super relevante” devido à necessidade de retirar cargas das rodovias e transferi-las para as ferrovias.

 

Impacto para o Setor

Para o setor ferroviário, a notícia é extremamente positiva, demonstrando um avanço político tanto no transporte de cargas quanto no transporte de passageiros.

Massimo Giavina, 1º Vice-presidente do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), destacou a importância da iniciativa:

“Ao dizer que o governo Federal vê com bons olhos essa ação, vemos um comprometimento para alavancar o setor de transporte de carga. Isso é fundamental para aumentar a competitividade na exportação, especialmente de produtos agrícolas.” — Massimo Giavina, 1º Vice-presidente do SIMEFRE

Necessidade de Expansão da Malha Ferroviária

Segundo Giavina, há uma necessidade urgente de intervenção do governo na ampliação da malha ferroviária nacional:

“Hoje, as tarifas cobradas pelas ferrovias concessionadas são muito altas, chegando ao dobro do valor praticado nos Estados Unidos. Para reduzir esses custos, é necessário estimular a competitividade no setor, criando uma concorrência que minimize o poder monopolístico dos concessionários atuais.”

Shortline como Alternativa

Durante a apresentação do plano, o ministro Renan Filho também abordou a necessidade de readequação das ferrovias que atravessam áreas urbanas e centrais do país:

“Em São Paulo, por exemplo, o trem da MRS carregado de minério passa pelo centro da cidade, próximo ao mercado. Isso é incongruente com uma metrópole desse porte. Precisamos revisar esse traçado.” — Renan Filho, Ministro dos Transportes

Como alternativa, Giavina sugere a implementação de um modelo de operação ferroviária chamado shortline, que consiste em linhas curtas conectando pontos próximos. Segundo ele:

“A autorização para linhas curtas pode viabilizar o transporte de passageiros e, possivelmente, de cargas também. No entanto, é essencial uma legislação que obrigue as concessionárias a se adequarem às novas regras.”


Fonte: Jovem Pan