Desejo de mudar de transporte faz crescer mercado de bikes elétricas

Por: anaazevedo

Publicado em 16 de abril de 2025 - Atualizado em 16 de abril de 2025 às 10:33

O estudo foi feito por meio de um questionário online compreendendo todos os Estados do País, com 500 pessoas a partir dos 16 anos de idade

As bicicletas elétricas vem se popularizando nos últimos anos. O movimento é percebido nos dados do setor, que apontam crescimento nas vendas de e-bikes, e está em linha com o aumento do interesse dos brasileiros em trocar de meio de transporte. De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o segmento cresceu 12% em 2023. Nesse ritmo, o índice deve registrar elevação de 34% em 2025, segundo expectativas da associação. Isso significa cerca de 300 mil bicicletas elétricas circulando pelo País até o final deste ano.

Somado ao aquecimento do mercado, uma recente pesquisa da Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia limpa, revela o interesse dos brasileiros em trocar outros meios de transporte por uma bicicleta elétrica. O estudo foi feito por meio de um questionário online compreendendo todos os Estados do País, com 500 pessoas a partir dos 16 anos de idade.

MODAL ECONÔMICO

De modo geral, 49% dos entrevistados afirma que usariam bicicletas elétricas no dia a dia com alternativa aos veículos a combustão, como carros, motos ou mesmo ônibus, índice que em São Paulo é de 46%. A principal razão para a troca é a economia financeira (15%). Na sequência, aparece a redução do impacto ambiental, citada por 14% dos participantes do estudo. “Ainda é necessário que sejam feitos investimentos públicos e privados para que o cenário seja mais acessível, mas os dados mostram um interesse da população em colaborar com as iniciativas ambientais”, diz Antônio Lombardi Neto, diretor de tecnologia da Descarbonize Soluções.

CIDADES PARA CICLISTAS

A pesquisa reforçou a importância da infraestrutura cicloviária como forma de incentivar a mobilidade ativa. Conforme 55% dos entrevistados, suas respectivas cidades têm ‘alguma estrutura’ para os ciclistas, mas o cenário ainda pode melhorar. No Estado de São Paulo, esse número chega a 60%.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/desejo-de-mudar-de-transporte-faz-crescer-mercado-de-bikes-eletricas/

Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.