Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Convenções coletivas e sua importância nas relações trabalhistas
27 de janeiro de 2022
O SIMEFRE atua desde 1934 defendendo o interesse de seus associados e um dos momentos em que isto ocorre é na assinatura das Convenções Coletivas de Trabalho – CCT, documento firmado entre as entidades patronal e profissional. Por ano, o SIMEFRE participa de mais de 30 delas, negociando de forma a atender os interesses das empresas pertencentes a categoria econômica representada.
Durante o ano de 2021 foram firmadas, além das Convenções com as categorias diferenciadas, convenções com a categoria metalúrgica de outros estados em que o SIMEFRE possui base com assinaturas de acordos com a adoção de Convenção Coletiva com todos os representantes metalúrgicos de São Paulo que possuem data base em setembro e novembro, trabalhadores esses representados pela Fem/Cut, Intersindical, Conlutas e Federação dos Metalúrgicos de São Paulo ligados a Força Sindical.
Qual é a importância da CCT?
A importância da CCT se revela por uma série de questões, como:
Convém ressaltar a importância da Convenção Coletiva de Trabalho justamente por estabelecer regras que valem entre as partes. Essas normas complementam as leis contidas na CLT.
Elas também podem estabelecer especificidades perante as permissões da lei federal trabalhista.
Regula categorias profissionais de acordo com especificidades de suas atividades e da região de trabalho;
Cria liberdade às partes com a adoção de direitos frente a algumas contrapartidas;
Trazem garantias as partes, com complementação dos direitos que existem na CLT.
Convenção Coletiva x Acordo Coletivo de Trabalho
A diferente entre a CCT e o ACT é que o primeiro é feito entre sindicatos enquanto o segundo ocorre entre sindicato e uma empresa específica.
Prazo de validade de cada Convenção Coletiva de Trabalho:
A lei estipula que nenhuma CCT poderá ter prazo de validade superior a 02 anos. Esse prazo é estabelecido na negociação entre as partes e decisão das respectivas Assembleias.
A data de início de vigência e de final de validade de uma CCT sempre estará expresso em seu início. Outra informação que esse documento sempre terá se refere à lista de sindicatos que participam dessa negociação e às cidades que ela se aplica.
A CCT vale apenas para empresas e sindicatos profissionais filiados aos mesmos?
Não e esse é um erro comum. A Convenção Coletiva de Trabalho cria regras que valem para todos que atuam na categoria econômica. Isso se refere aos sindicalizados e aos sem filiação sindical.
Para solicitar as convenções coletivas assinadas com o SIMEFRE, basta entrar em contato com a entidade que está à disposição para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre esses documentos assinados.