• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

CCR e SENAI-SP assinam protocolo de intenções

2 de setembro de 2024


Na ocasião, além de representantes das entidades, esteve presente o vice-presidente do SIMEFRE Massimo Giavina, que vê essa parceria como “muito importante para o fortalecimento da indústria”

Na manhã da última quinta-feira, 29, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), assinou um protocolo de intenções com a empresa CCR, no segmento de mobilidade urbana.

Estavam presentes na solenidade Josué Gomes da Silva, Presidente da FIESP e do SENAI-SP, Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI-SP, Márcio Hannas, CEO CCR Mobilidade, e Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, e o presidente da ABIFER, Vicente Abate.

O acordo entre as empresas aconteceu pois a CCR e o Senai-SP têm interesse na cooperação nas áreas de Educação Profissional, Inovação e Tecnologia para o setor Metroferroviário. Assim, a finalidade deste Protocolo é iniciar, bem como facilitar as discussões entre as Partes nos campos mencionados.

Tanto CCR quanto Senai planejam cooperar atividades conjuntas nas seguintes áreas:

✓ Inteligência artificial – Participação da CCR no Innovation Week previsto no CPA-CDDI (SENAI-FAPESP).
✓ Programas de Eficiência Energética.
✓ Mobilização de empresas fornecedoras na jornada de transformação digital e na agenda de descarbonização.
✓ Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com futuro Centro de PDI da CCR. Com especial
foco em H2V aplicado ao setor metroferroviário.
✓ Formação profissional em perfis necessários ao setor metroferroviário.
✓ Comodatos de equipamentos para formação profissional na área metroferroviária e estabelecimento de parceria com fornecedores para estruturação de laboratórios de ensino.
✓ Consultoria em mapeamento de possibilidades de inclusão de Pessoas com Deficiência – PcD em postos de trabalho da CCR.

Representando a indústria ferroviária, Massimo Giavina, 1º vice-presidente do SIMEFRE, ressalta que a partir desse convênio, será criado um laboratório para testes, desenvolvimento de prpdutos para o setor ferroviário. “Foi um grande evento, no sentido que é o primeiro evento onde, no setor de mobilidade urbana, se uniu toda a área industrial.”

Giavina afirma que o protocolo assinado é muito importante para o fortalecimento, seja da qualidade nos testes e na definição de produtos para o operador de passageiro, bem como se unindo a toda a área industrial e à operadora CCR, sétima do mundo, no sentido de ela também participar no desenvolvimento desse setor industrial. “Com toda a experiência do SENAI na sua capacidade de formação de pessoal, o projeto prevê a formação de pessoal também, não só laboratório, mas formar pessoal que será fundamental nas operadoras metroferroviárias”.

“Estaremos trabalhando para que todos esses esforços alinhados com a CCR sejam direcionados para os associados do SIMEFRE e mais de 4000 empresas médias e pequenas que esperam e necessitam desse tipo de apoio. Tudo para o crescimento da indústria, emprego e salário, com qualidade”, concluiu.