• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

BYD inicia entrega histórica de frota de ônibus elétricos na Alemanha

12 de agosto de 2020


Dois dos principais operadores de transporte público (PTOs) da Alemanha, (Bochum-Gelsenkirchener Straßenbahnen) e HCR (Straßenbahn Herne-Castrop-Rauxel) receberam os primeiros veículos de uma frota conjunta de 22 ônibus elétricos da BYD – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos. A entrega é um marco para a BYD, que chega ao mercado da Alemanha.

 

 

Apesar das recentes restrições devido ao COVID-19, as entregas se mantêm dentro do cronograma, previstas para outubro de 2020. Como fabricante de máscaras faciais e produtos de higiene, a BYD também está doando uma remessa de máscaras faciais para serem usadas pelos passageiros, conforme as normas de higiene estabelecidas pelas operadoras. Desta forma, a BYD mantém seu compromisso de produzir equipamentos de EPI e contribuir para a segurança do transporte público em toda a Europa.

 

Em dois eventos simultâneos na última sexta-feira, o primeiro ônibus BYD 100% elétrico da Alemanha foi apresentado em Gelsenkirchen ao prefeito da cidade, Frank Baranowski. Na sequência, o prefeito da cidade de Bochum, Thomas Eiskirch recebeu o segundo veículo.

 

Da esquerda para direita: Frank Baranowski, Prefeito de Gelsenkirchen, Jörg Filter, CEO da BOGESTRA, e Patrick Oosterveld, Diretor Adjunto de Vendas de Ônibus da BYD Europa

A nova frota de ônibus elétricos de 12 metros da BYD, livre de emissões, entrará em serviço no estado alemão de North Rhine-Wesphalia, na rota 380 em Gelsenkirchen e na rota 354 em Bochum. O veículo oferece capacidade para 80 passageiros e possui uma autonomia de mais de 200 km. A nova frota de 22 veículos dará uma contribuição substancial para a melhoria da qualidade do ar na área densamente povoada de Gelsenkirchen, Bochum e Herne.

 

O prefeito de Gelsenkirchen, Frank Baranowski, calculou: “Com esses esforços para manter o ar limpo, a BOGESTRA passa a operar cerca de dez por cento de sua frota com ônibus exclusivamente elétricos, tornando-se a número um na área de Ruhr. Essa é uma contribuição importante para nossas atividades de proteção do clima na cidade.”

 

Da esquerda para direita: Penny Peng, Diretora de Marketing e Relações Públicas da BYD Europa, Patrick Oosterveld, Diretor Adjunto de Vendas de Ônibus da BYD Europa Frank Baranowski, Prefeito de Gelsenkirchen, Jörg Filter, CEO da BOGESTRA.

[imagem: BOGESTRA]

O prefeito de Bochum, Thomas Eiskirch, acrescentou: “Ser capaz de dirigir de Weitmar a Riemke, num futuro próximo, sem emissões e com baixo ruído é um passo importante para uma maior proteção climática. Isso mostra que a BOGESTRA está cumprindo suas promessas e estou satisfeito que mais ônibus elétricos serão usados em breve. ”

 

Da esquerda para a direita: Penny Peng, Diretora de Marketing e Relações Públicas da BYD Europa, Patrick Oosterveld, Diretor Adjunto de Vendas de Ônibus da BYD Europa, Thomas Eiskirch, Prefeito de Bochum e Jörg Filter, CEO da BOGESTRA

O membro do conselho da BOGESTRA, Jörg Filter, confirma: “A BOGESTRA é um importante player em sustentabilidade. Levamos muito a sério a responsabilidade pelo meio ambiente e pela proteção climática e estamos fazendo uma contribuição importante para a qualidade de vida em Bochum e Gelsenkirchen.”

 

Patrick Oosterveld, Diretor de Vendas de ônibus da BYD Europa, disse: “Estamos muito satisfeitos por entrar no mercado alemão. Os 22 veículos são uma grande aquisição para a BOGESTRA e para a HCR, e mostram um compromisso significativo com a BYD. Estamos muito satisfeitos também por termos cumprido esse compromisso atendendo ao cronograma de entrega planejado, mesmo apesar das restrições causadas pelosurto de coronavírus. A BYD continua a desenvolver tecnologias avançadas para produzir uma solução de transporte segura, confiável e livre de emissões para autoridades locais e operadores de transporte público”, disse ele, “e para ajudar a criar um futuro mais sustentável para todos”.

 

BYD – gigante global da energia limpa
A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais. 
 
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Ainda em 2020, a BYD vai inaugurar sua terceira planta fabril em Manaus, para a produção de baterias. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.