ABIFER e SIMEFRE divulgam o esclarecimento apresentado pela Fundação Dom Cabral de fala veiculada na imprensa sobre a indústria ferroviária brasileira
Por: anaazevedo
Publicado em 11 de julho de 2025 - Atualizado em 11 de julho de 2025 às 20:47
Nota de Esclarecimento da Fundação Dom Cabral:
“A Plataforma de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral esclarece que a fala do coordenador da Plataforma, Prof. Paulo Resende, ocorrida no último dia 09, durante o debate “Logística no Brasil” promovido pelo Valor, sobre a necessidade de renovar a frota de vagões no Brasil, bem como, fomentar a produção de insumos, como trilhos para a indústria nacional, é uma urgência, se baseia no fato de que mais de 50% dos vagões têm mais de 30 anos. Nesse sentido, a renovação da frota citada tem um contexto de criação, ou da possível criação, de um fundo de financiamento para a renovação da frota ferroviária brasileira. E não se refere à comprovada capacidade da indústria brasileira de produção de vagões.”
A nota acima é resposta ao conteúdo da matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, em 10 de julho de 2025, com o título “País precisa investir mais em rodovia e ferrovia”.
Trecho da matéria que contém a fala de Paulo Resende, que gerou a nota:
Outro desafio no segmento ferroviário é a necessidade de renovação de vagões, acrescentou Paulo Resende, diretor do núcleo de infraestrutura e logística da Fundação Dom Cabral. Segundo ele, 50% da atual frota brasileira de vagões têm mais de 30 anos. “Não temos a menor capacidade de produção de vagões da maneira que precisamos, e todos nossos trilhos são importados”, acrescentou. Esse cenário, continuou Resende, contribuiu para que o valor dos ativos de infraestrutura brasileiros caísse de 22% para 12% do PIB em dez anos.
Para ler o conteúdo completo da matéria, clique no link – https://revistaferroviaria.com.br/2025/07/pais-precisa-investir-mais-em-rodovia-e-ferrovia/?utm_campaign=diariamente_-_news_10-07-2025&utm_medium=email&utm_source=RD+Station