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DR – Departamento de Implemento Rodoviário
A indústria de implementos rodoviários, como fabricante de produtos que complementam o chassi do caminhão e lhe conferem função, tem um papel decisivo no setor de transportes.
A versatilidade desse setor permite uma ampla variedade de equipamentos, tanto em dimensões quanto em especificações, que vão desde a qualidade e durabilidade até os mais sofisticados detalhes técnicos.
Produtos fabricados pelo setor
Essa indústria é capaz de produzir uma grande gama de implementos, incluindo:
- Semi-reboques e reboques;
- Caçambas basculantes;
- Coletores de lixo;
- Carrocerias de madeira sobre chassis;
- Eixos auxiliares, quinta-roda, trailers e rebocados leves;
- Furgões e tanques, que variam da simplicidade à sofisticação;
- Equipamentos intermodais e containers.
A força da indústria nacional
O setor de Implementos Rodoviários é totalmente nacional, sem dependência de importações. Ele é caracterizado por um alto índice de tecnologia própria e pela utilização quase total de matérias-primas e componentes nacionais. Tendo suas raízes nos anos 50, o setor cresceu para atender à crescente demanda, chegando a transportar até 80% do volume de cargas no Brasil e mantendo-se responsável por aproximadamente 65% dessa movimentação atualmente.
Adaptabilidade e desenvolvimento tecnológico
Gradualmente, os produtos brasileiros ganharam forma e personalidade, adequados às particularidades logísticas e econômicas do país.
- Logística: devido à malha viária existente, que incluía estradas vicinais e rodovias não pavimentadas, exigia-se produtos resistentes. Os equipamentos precisavam atender às diversas condições de demanda, onde quer que estivessem.
- Economia: na época, era mais viável a produção de caminhões tratores com eixo traseiro simples. Para melhor aproveitamento da capacidade de carga, o setor criou o “sistema brasileiro” ao incorporar um eixo adicional ao semi-reboque.
Contribuição econômica e inovação
Esse esforço e criatividade não apenas resolveram problemas internos, como também contribuíram para a balança comercial do país, por meio de exportações crescentes de produtos 100% nacionais, tanto em matérias-primas quanto em mão de obra e tecnologia.
Componentes e sistemas ferroviários
Além dos implementos rodoviários, a indústria também fabrica uma variedade de componentes e sistemas ferroviários, como:
- Rodas, eixos, truques e seus componentes para vagões de carga;
- Truques para carros de todos os tipos;
- Engates automáticos, aparelhos de choque e tração, rolamentos;
- Sistemas de freios e mecanismos para acionamento de portas;
- Ajustadores automáticos de folga, motores de tração, geradores e equipamentos elétricos para veículos ferroviários;
- Equipamentos de sinalização, subestações alimentadoras, telecomando e telemedição, mudança de via, e diversos apetrechos para a via permanente.
Planos e Metas
- Implementação urgente de um plano de recuperação das estradas, que se encontram em condições precárias, afetando a segurança e a vida útil de ônibus e caminhões.
- Desenvolver uma política para o transporte público, especialmente em grandes centros urbanos, onde o transporte urbano por ônibus, majoritariamente privatizado, atende cerca de 75 a 80% da população.
- Ampliação dos prazos de financiamento da FINAME.
- Propugnar por melhores condições de financiamento, incluindo FINAME e PROEX, e planos de financiamento de exportações pelo FINAMEX para ônibus, caminhões e implementos rodoviários.
- Renovação da frota de transporte coletivo por meio de financiamentos integrados e estabelecimento de tarifas justas, fixadas tecnicamente.
- Estabelecimento de parcerias com o poder público para investimento e operação de transporte.
- Combater a importação de ônibus usados, frequentemente mascarada como “doação,” e o contrabando disfarçado de semi-reboques, que ameaça a indústria nacional de ônibus e implementos rodoviários.
- Criação de um Instituto para a aprovação e certificação de veículos coletivos, garantindo o desenvolvimento tecnológico e a segurança.
- Implementação de programas de qualidade para fabricantes de trailers, motorhomes e reboques leves, além de campings.
- Criação de uma cartilha de orientação e segurança para motoristas de trailers, motorhomes e reboques leves.
- Intensificação dos trabalhos de normalização técnica, com revisão das normas CONMETRO, DNER, e DER, e melhoria do relacionamento com órgãos como CONTRAN e DENATRAN, buscando representatividade nesses órgãos.
- Expansão do uso de ônibus a gás, dentro de uma política de valorização do meio ambiente.
- Implantação de sistemas de transporte em vias segregadas, promovendo maior eficiência e segurança.
- Criação de sistemas de informação para apoiar pequenos e médios empresários, promovendo sua participação efetiva.
- Melhorar a comunicação para atender a grande quantidade de empresas de transporte espalhadas pelo país.
- Intensificar as relações e a cooperação no âmbito do MERCOSUL, para promover o transporte rodoviário e a indústria de campismo.
- Desenvolvimento de um programa de divulgação para as atividades de campismo e ecoturismo e organização de feiras de campismo.
ABNT
ÂMBITO DE ATUAÇÃO:
Normalização no campo de implementos rodoviários, compreendendo reboques, semi-reboques, carroçarias para caminhões e contêineres, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaios e generalidades.
Contato
ABNT/CB-039 – Comitê Brasileiro de Implementos Rodoviários
Superintendente/Gestor: Mário Rinaldi
Secretaria Técnica: ANFIR
Chefe de Secretaria: Rafael Marinho de Oliveira Lima
Fone/Fax: (11) 2972-5560 – Fax: (11) 2972-5570
E-mail: [email protected]
Site: www.abnt.org.br/cb-39