Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
MERCADO MANTÉM PREOCUPAÇÃO COM JUROS E CONCORRÊNCIA DESLEAL
23 de fevereiro de 2017
O Departamento de Veículos de Duas Rodas – DV2R, do SIMEFRE realizou no dia 16 de fevereiro reunião mensal para discussão dos temas de interesse dos segmentos de motocicletas, bicicletas e suas partes e peças. A reunião foi aberta pelo gerente Setorial Carlos Gomes, que destacou a necessidade de retomar alguns assuntos tratados na reunião de janeiro.
O primeiro tema em questão foi o spread bancário para micros, pequenas e médias empresas. O gerente explicou que o SIMEFRE está tratando o tema com a possibilidade de uma parceria com objetivo de criar uma linha de financiamento com condições melhores para as empresas associadas.
Aproveitando a oportunidade o diretor Executivo Francisco Petrini explicou que a redução do spread bancário é uma bandeira da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele explicou que o presidente Martins tem mantido contato com o presidente Paulo Skaf no sentido de criar um mecanismo que permita convencer o governo de retirar o agente financeiro da negociação com o BNDES. “É um banco de fomento, ele precisa assumir o risco”.
O diretor convidou os presentes para a reunião de diretoria do próximo dia 23 de fevereiro, quando o economista Lanzana apresentará um trabalho encomendado pelo SIMEFRE para que o presidente Paulo Skaf possa levar ao presidente da República Michel Temer.
Dando continuidade à reunião o gerente Carlos Gomes perguntou sobre o andamento das discussões no Inmetro sobre escapamentos. Segundo os representantes do setor, existe concorrência desleal e é importante esta Certificação, mas a Comissão ainda está patinando e com isso continuam sendo comercializados escapamentos no mercado de reposição sem catalisador, o prazo é setembro 2017.
Na análise do grupo, caso seja necessário elaborar uma norma para corrente, coroa e pinhão, será preciso desmembrar de escapamentos Ficou claro também que continuam paradas as discussões sobre a Norma para revisão de requisitos de avaliação da conformidade para certificação de bicicleta de uso infantil.
Carlos Gomes falou sobre exportação e políticas públicas, explicando como podem ser implantadas políticas de antidumping, por exemplo. Os presentes também discorreram sobre a questão da Suframa X Paraguai, bem como as áreas de atuação do Sindicato e das Associações do setor.
Encerrando a reunião Gomes apresentou o pacote que o SIMEFRE firmou para missão Empresarial Eurobike 2017, na Alemanha. Ele explicou que os valores estão bastante atrativos. A Feira acontece entre 29 de agosto e 3 de setembro de 2017.